Razor: bicicletário do futuro

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Mobilidade

O iF Student Design Award, maior prêmio internacional de design voltado a jovens talentos, divulgou hoje (19) os ganhadores da edição de 2015.Dois estudantes brasileiros, da Universidade Federal do Paraná, receberam o principal prêmio de design mundial, dentre mais de 13 mil inscritos, pelo bicicletário Razor.

O projeto, desenvolvido pelos universitários Carlos Alberto de Melo Júnior e Ana Carolina Buissa, chamou atenção do júri por seu diferencial em relação aos bicicletários convencionais – que são fixos ao chão. O Razor consiste em um suporte leve, feito de alumínio injetado, que pode ser facilmente mudado de lugar.

leiamais-cinza-novo
iconezinho SP TEM CURSO DE PEDAL PARA TERCEIRA IDADE

Além de prático, a proposta apresentada pelos estudantes surge em um momento em que a mobilidade – e ciclomobilidade – nas grandes metrópoles pelo mundo é um tema amplamente discutido. Carlos Alberto e Ana Carolina apresentaram um produto contemporâneo, que está ligado diretamente à rotina das grandes cidades e ao crescente apelo pela utilização da bicicleta.

O Brasil já foi premiado 11 vezes no iF Student, mas estava desde 2012 sem um projeto de destaque. Nesta edição, o prêmio recebeu inscrições de designers de 68 países e elegeu os 100 melhores projetos dentro de quatro áreas: Design de Produto Industrial, Design de Comunicação e Multimídia, Design de Moda, e Arquitetura e Design de interiores.