Projeto Cicloamazônia

Atualizado em 27 de julho de 2016
Mais em Mobilidade

Por Tadeu Matsunaga

Quer mais aventura do que isso? Três paulistas decidiram fazer uma expedição pela Amazônia, no norte do país de bicicleta. O nome do projeto? Cicloamazônia, que tinha como um de seus objetivos explorar os arredores da BR-230, a famosa Transamazônica. A rodovia, projetada durante o governo do presidente Emílio Garrastazu Médici (1969 a 1974), é a terceira maior do país, mas nunca foi concluída de fato.

Em uma jornada de dois meses, os aventureiros Daniel Santini, Marcelo Assumpção e Valdinei Calvento cruzaram o Estado do Amazonas, percorrendo mais de 2 mil quilômetros de bike e concluíram a primeira etapa do projeto.

No site oficial do projeto é possível acompanhar os relatos da aventura, que não é composta apenas de boas notícias. Muitos dos registros mostram problemas com o desmatamento e a contaminação do solo amazônico.

“Pudemos conhecer a realidade da extração de ouro, conversar com garimpeiros, ouvir histórias sobre descoberta de fortunas, ruína de alguns homens e até de tomada de garimpo por guerrilheiros no exterior. Tivemos que redobrar a atenção ao coletar água dos igarapés, quase todos de alguma forma contaminados pela extração do minério”.

Para mais informações sobre o projeto e até mesmo oferecer apoio a iniciativa dos aventureiros acesse o site do Cicloamazônia.