Professor quer quebrar recorde na USP

Atualizado em 03 de maio de 2016
Mais em Mobilidade

Um professor de educação física quer quebrar o recorde de voltas percorridas na praça do relógio da Universidade de São Paulo (USP). Carlos Fonseca pretende totalizar 500 km em 16h17min. A tentativa acontecerá no dia 5 de novembro a partir das 4 horas da manhã.

A praça do relógio, conhecida entre os ciclistas como 'bolinha', é famosa por seu relógio solar. Ponto de encontro dos atletas que treinam diariamente na USP, contabiliza 500 metros em seu perímetro.

Os desafios na praça começaram em 2006, quando o triatleta Ricardo Ciferla, em preparação para o Ironman, percorreu 90 km. Em pouco tempo a prática chegou aos ouvidos de diversos atletas do seguimento, até que Luli Cox, incentivando diversos grupos, batizou o evento de Ironnuts.

Não demorou para os 90 km do triatleta serem batidos. Primeiro com os 100km de Caco Fonseca, Ursula Pereira e Alã Costa, da Assessoria Selva, de corrida e aventura. Depois com Arthur Alvim, técnico de triathlon da equipe Run&Fun com 120 km, na edição seguinte. Na sequência foi a vez de Bruno Quisan e Edu Salum, também da Selva, estabelecerem a marca de 125km. Já no dia 26 de junho deste ano, Arthur Alvim superou sua antiga marca e fez o novo recorde da competição: 250 km, em 7h15min, estabelecendo a média de 34,6 km/h.