Pedalando pelado contra o Papa

Atualizado em 04 de maio de 2016
Mais em Mobilidade

POR FELIPE MENDES

Cerca de 150 ciclistas protestaram no sábado contra a visita do Papa Bento XVI à cidade espanhola de Valência. Nada de muito surpreendente, tendo em vista a rígida forma com que o alemão e ex-membro da juventude nazista Joseph Ratzinger combate questões como o homossexualismo e o aborto.

A novidade no protesto estava no fato de que dentre os ciclistas, 50 estavam pelados. Alguns ainda ostentavam a frase “Eu não te espero” pintada no corpo, em alusão ao slogan de divulgação do 5º Encontro Mundial da Família, promovido pela Igreja Católica, que dizia: “Estamos te esperando”.

A marcha não pôde ir até o fim, previsto para acontecer na Praça de la Virgen, ao lado da Catedral, pois foi dissolvida por policiais.
O ex-sacerdote Carlos Pinazo explicou que tinha elaborado uma “extensa lista” com razões para rechaçar a vinda do Papa à Valência, tais como “considerar o aborto um homicídio e atacar a eutanásia”. Josep Molina, outro dos pelados, afirmou que “os atos protagonizados pelo Papa não condizem com os ensinamentos de Cristo”.

O grupo “Jo no t´espere” (“Eu não te espero” em valenciano) foi criado após a confirmação oficial da visita papal a Valência. Agrupa diferentes associações cristãs e de apoio aos direitos de gays e lésbicas. O grupo distribuiu cartazes, camisetas e broches repudiando a visita e realizou outros protestos.