Nike patrocina bikes compartilhadas

Atualizado em 20 de setembro de 2016
Mais em Bike

A Nike vai patrocinar um sistema de compartilhamento de bikes na cidade de Portland, nos Estados Unidos. Chamado de Biketown, o projeto contará com mil bicicletas no início e promete ser o mais barato sistema de bike share do país.

De acordo com o site da cidade de Portland, quem utilizar o serviço esporadicamente pagará 2,5 dólares para 30 minutos de uso. Já aqueles que utilizarem as bikes com maior frequência poderão contar com uma tarifa mensal de 10 e 15 dólares para pedalar até 90 minutos por dia.

Fornecidas pela SOBI (Social Bicycles), as bicicletas serão laranjas – cor oficial da marca – e poderão ser rastreadas por GPS, além de ter peças personalizadas para desestimular o desmanche. São equipadas com freios a tambor, três a oito velocidades e iluminação dianteira e traseira com Led. Ainda está em estudo também a possibilidade de instalar máquinas para venda de capacetes junto às estações de aluguel.

Resultado de um acordo entre a Nike e a secretaria de mobilidade da cidade, a instalação das bicicletas terá um investimento de cerca de 10 milhões de dólares ao longo de cinco anos. Já o sistema de compartilhamento será operado pela Motivate, conhecida por gerenciar esse serviço em diversas outras cidades dos Estados Unidos, como Nova York, Washington e Chicago.