www.tac.vic.gov.auFoto: www.tac.vic.gov.au

Dutch reach: jeito simples de evitar acidentes entre carros e ciclistas

Atualizado em 19 de abril de 2018
Mais em Mobilidade

Um ciclista vem pedalando pela via quando, de repente, um motorista ou passageiro desatento abre a porta do carro atingindo-o em cheio. Conhecido em inglês como dooring, essa colisão é muito comum no trânsito e é responsável por provocar inúmeros acidentes – graves e com vítimas fatais, como já ocorreu aqui no Brasil, inclusive. A boa notícia é que podemos aprender com os holandeses um gesto muito simples para evitar acidentes com ciclistas ao abrir a porta do carro.

Após constatarem que um a cada cinco acidentes com bikes em Chicago (EUA) ocorre dessa maneira (dados de 2012), cicloativistas norte-americanos foram buscar na Holanda uma solução para o problema. Eles perceberam que há um costume antigo entre os motoristas do país de abrir a porta do carro com a mão oposta àquela que está ao lado da porta. O gesto faz com que a pessoa gire seu tronco para trás, permitindo que ela visualize –  diretamente ou pelo retrovisor – se vem vindo um ciclista.

 

Confira um vídeo da campanha norte-americana criada para incentivar o Dutch Reach, como foi apelidada essa técnica holandesa:

 

É claro que no Brasil a cultura ciclística ainda está engatinhando, mas seria ótimo se já incorporássemos atitudes como essa na nossa rotina. Enquanto isso não vira também um costume nosso, a recomendação é que o ciclista mantenha uma distância segura dos carros estacionados.