Evento em São Paulo promove a bike como meio sustentável

Atualizado em 08 de agosto de 2016
Mais em Mobilidade

A capital paulista receberá mais uma atividade que busca valorizar a bicicleta como forma de locomoção. Desta vez o movimento Pedala São Paulo promove o “Encontro Pedala São Paulo”, evento que busca conscientizar a sociedade no sentido de adotar a bike como meio sustentável e também ajudar na melhoria do trânsito. 

Formado por debates, exposição de bicicletas e intervenções artísticas em bicicletários, a atividade será realizada no dia 12 de novembro, das 15h às 18h, no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo.
 
O espaço reservado para os debates tem capacidade para receber 150 espectadores. Para participarem, os interessados precisam se inscrever e, deste modo, adquirir o convite. A inscrição é gratuita. Confira a seguir as mesas de debates que acontecerão:

15h às 15h30 – “Pedala São Paulo – um movimento para a cidade”
 
Sérgio Zolino explicará como nasceu o coletivo. Logo após, a mesa terá a presença do Deputado Federal Walter Feldman, que falará sobre os benefícios na socialização entre as pessoas quando a bicicleta é inserida na rotina de exercícios físicos e como meio de locomoção. Eduardo Mello, ex-executivo da multinacional Unilever, irá pontuar a visão e a ideia que norteia a missão do coletivo.
 
15h30 às 15h40 – “Apresentação dos temas que serão debatidos”
 
A jornalista e cicloativista Renata Falzoni, do site Bike é Legal (ESPN) irá apresentar os assuntos e os nomes que integrarão as próximas mesas de debates. A bike repórter tem ampla experiência na área, sendo que em 1989 fundou o Night Biker´s Club do Brasil e em 1998 liderou a comitiva de ciclistas da Campanha Bicicleta Brasil, Pedalar é um Direito, pedalando de Paraty até Brasília para reivindicar ao então presidente da época, Fernando Henrique Cardoso, o cumprimento do Novo Código de Trânsito Brasileiro.
 
15h40 às 16h40 – “Roda de debate – Respeito e Segurança”
 
Renata Falzoni será a mediadora. Celso Jatene, atual secretário de Esportes da cidade de São Paulo, e Ricardo Alemão, cicloativista e coordenador do Pedala Manaus, falarão sobre os principais problemas e demandas que as grandes metrópoles enfrentam ao incluir a bicicleta como meio de transporte.
 
O publicitário SulzBacher irá falar sobre o seu papel como cicloativista e como divulga a atividade por meio do Marketing, oferecendo uma mensagem direta e clara. Este trabalho vem para solucionar os termos específicos presentes nas ações, que distanciam o interesse da maioria das pessoas.
 
16h40 às 17h – “Roda de debate – Saúde e Política Pública”
 
O empresário João Paulo Diniz é um dos convidados que vai contribuir com suas experiências, como ciclista há mais de 30 anos.
 
Já o professor, cientista e chefe do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Saldiva, estará presente por desenvolver estudos sobre os benefícios do uso da bicicleta e os impactos da poluição urbana. O ex-prefeito de Sorocaba (SP), Vitor Lippi, que transformou a cidade em sua gestão a partir de projetos voltados à locomoção por bikes, completa o time de convidados da última palestra.
 
14h às 18h – Exposição de bicicletas e bicicletários
 
O público presente poderá conferir a exposição de 25 bicicletas e bicicletários estilizados por artistas convidados e alunos da Universidade Anhanguera. Depois do encontro, cinco serão reunidos em uma mostra no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE) durante uma semana.
 
Os aparelhos, exibidos no evento, serão distribuídos e instalados pelas 31 subprefeituras de São Paulo, onde ficarão expostos por um mês, após a liberação da Lei Cidade Limpa e aprovação da Comissão de Paisagem Urbana (CPPU) para a campanha do movimento.