shutterstockFoto: shutterstock

Estacionar em ciclovias pode se tornar infração gravíssima em todo Brasil

Atualizado em 13 de fevereiro de 2017
Mais em Mobilidade

Foi aprovada no início deste mês na Câmara Federal a proposta de alteração no Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) que muda de grave para gravíssima a infração de estacionar em ciclovias, ciclofaixas ou onde houver meio-fio rebaixado para facilitar o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Pela proposta, a multa passaria a contabilizar 7 pontos na CNH e teria valor de R$ 293,47.

Aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, o texto é de autoria da deputada Christiane de Souza Yared (PR-PR) e tem por objetivo substituir o Projeto de Lei 3893/15, do deputado Arthur Virgílio Bisneto (PSDB-AM), que tinha como proposta triplicar o valor da multa para quem estacionar em ciclovias.

“Entendemos ser mais condizente com as regras impostas pelo CTB alterar a infração de grave para gravíssima, em vez de colocar o multiplicador proposto”, disse a relatora. Para entrar em vigor, a proposta precisa agora ser aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Confira a proposta na íntegra