ShutterstockFoto: Shutterstock

Dia Mundial Sem Carro terá ações em todo o país

Atualizado em 21 de setembro de 2016
Mais em Mobilidade

Nesta quinta-feira, dia 22, diversos lugares do mundo vão celebrar o Dia Mundial Sem Carro. Criada na França em 1997, a data tem o objetivo de fazer as pessoas repensarem sua dependência em relação ao carro e experimentarem formas alternativas de mobilidade. No Brasil, várias cidades aderiram à ideia e vão promover ações culturais, atividades educativas e debates sobre mobilidade urbana.

Confira abaixo a programação:

Belo Horizonte
Para incentivar a carona solidária, usuários do aplicativo Zumpy, que permite motoristas compartilharem suas rotas e oferecerem caronas gratuitas, vão oferecer cupons para compra de gasolina por um preço bem abaixo da média em BH. O brinde será oferecido para quem acumular pontos na plataforma.

São Paulo
A associação Ciclocidade vai organizar, junto com diversas organizações, um encontro gratuito sobre mobilidade com os candidatos à Prefeitura da cidade. O evento acontece nesta quinta, 22, no Cine Belas Artes, às 18h. Já estão confirmados Fernando Haddad (PT), João Doria (PSDB), Luiza Erundina (PSOL), Marta Suplicy (PMDB) e Ricardo Young (Rede).

 

 

Santos
A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) vai promover atrações musicais no período da tarde no trajeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). As apresentações acontecem entre as estações Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado.

Porto Alegre
Ocorre nesta quinta-feira, Dia Mundial Sem Carro, o 2º Seminário sobre Mobilidade Urbana, uma iniciativa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e do Projeto Vida no Trânsito. Entre outros palestrantes, o evento vai contar com a participação do arquiteto português Pedro Homem de Gouveia, responsável pelo plano de acessibilidade pedonal desenvolvido em Lisboa.

Brasília
O estacionamento da Quadra 6 do Setor Comercial Sul, próximo à via W3, ficará fechado no dia 22, das 7h às 22h, para uma série de atividades, como oficinas para ciclistas, empréstimo de bicicletas e apresentações tecnológicas.

Maceió
O Sesc Centro sediará a segunda edição do Cine Ideal, que vai levar ao público exibições de filmes e debates sobre mobilidade urbana. Serão exibidos os documentários “Sociedade do automóvel” e “Cicloativistas” e, em seguida, o arquiteto e urbanista Renan Silva vai fazer uma apresentação sobre a mobilidade urbana na capital alagoana. A entrada é franca.

Florianópolis
Até sábado (24), a cidade será palco de diversas atividades relacionadas ao trânsito, como caminhadas, passeios ciclísticos, palestras, seminários e ações educativas. Na quinta, Dia Mundial Sem Carro, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana promoverá viagens extras no transporte coletivo.