Criação faz ciclista captar música a partir dos glúteos

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Mobilidade

Um estudante espanhol de design do Royal College of Art, na Inglaterra, criou uma maneira nova para se ouvir música enquanto pedala. Esqueça fones de ouvido ou caixas de som acopladas no guidão. O Wow é colocado embaixo do selim e transforma a música em vibrações, que são captadas pelos ossos dos glúteos e transmitidas pela coluna até os ouvidos.

A invenção é de autoria de Rodrigo Garcia Gonzalez, que acredita que com o Wow as pessoas poderão ouvir músicas sem distrair-se. Um dos maiores perigos do uso de fones de ouvido durante uma pedalada é uma possível atenção quanto a buzinas ou outros sinais de alerta.

Em entrevista ao site da BBC, o estudante destacou que existe uma outra forma de se ouvir música que não pelo ar, mas pela condutividade dos ossos do corpo. Com isso espera resolver o problema enfrentado pelos ciclistas que é poder ouvir música e ao mesmo tempo saber onde estão os carros.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  INTERBIKE APOSTA EM SEGURANÇA E TECNOLOGIA PARA OS CICLISTAS

Com esta tecnologia, o Wow é capaz de transformar qualquer superfície em uma caixa de som como paredes e mesas.

Apesar de inovador, a qualidade do som não será a mesma de um fone de ouvido. Segundo Gonzalez, o resultado é um som parecido quando ouvimos uma música sendo tocada à distância. Mas as vantagens de segurança compensam a invenção.