Ciclistas devem ser ultrapassados como se fossem carros

Atualizado em 05 de janeiro de 2018
Mais em Mobilidade

Recentemente o DETRAN-DF divulgou uma animação em suas redes sociais em que ensina motoristas como ultrapassar ciclistas com segurança. O vídeo trata a já famosa questão dos 1.5 metros que o motorista deve dar ao ciclista na hora da ultrapassagem – a distância é considerada o padrão mínimo para evitar acidentes e preservar o bem-estar do ciclista.

O procedimento correto consiste em sinalizar, verificar se não há carros vindo no sentido oposto, e então ultrapassar o ciclista guardando a distância mínima de 1.5 metros. Se há um carro vindo na direção oposta, é necessário esperar e só então realizar a ultrapassagem – da mesma maneira com que ultrapassaríamos outro carro.

Há um “detalhe” no vídeo que incomodou algumas pessoas: o fato de o ciclista aparecer na beirada da faixa, colado ao meio-fio, ao invés de ocupar a faixa, como seria correto.

No entanto, a intenção do vídeo ainda é válida, e de acordo com a organização Vá de Bike, “É bom para mostrar ao motorista que, mesmo quando o ciclista está bem no canto, continua sendo necessário mudar de faixa para fazer a ultrapassagem“.

A técnica pode parecer óbvia para muita gente, mas infelizmente ainda não é praticada pela maioria dos motoristas. 

Assista a animação: