Cinco capacetes curiosos

Atualizado em 03 de maio de 2016
Mais em Mobilidade

Chamativos ou discretos, os capacetes estão cada vez mais presentes no dia a dia dos ciclistas. E muitos já ultrapassam a função de segurança apresentando também diferentes novidades para os usuários que ajudarão no dia a dia.

Confira a seguir uma relação especial com diferentes capacetes (alguns ainda projetos) que prometem 'literalemente' fazer a cabeça dos ciclistas nos próximos ano.

1-) Coração na cabeça

Começamos a lista com Smart, um capacete desenvolvido pela LifeBEAM que consegue captar de maneira precisa os batimentos do atleta.

Isto acontece graças a sensores que enviam os dados para uma unidade de processamento localizada atrás do capacete. De lá podem ser compartilhados com relógigos, ciclocomputadores ou até smartphones.

2-) Capacete 'invisível'

O próximo item não é propriamente um capacete, mas isto não quer dizer que ele não seja seguro. Trata-se do Hövding, uma espécie de cachecol que infla após um acidente funcionando com uma espécie de airbag.

Quando inflado, o airbag tem formato de um capuz, protegendo uma área maior do que os capacetes convencionais. O material é feito de nylon ultra-forte para garantir que não se rasgue. O Hövding proporciona ainda um choque macio, mantendo se inflado por vários segundos após o acidente. 

3-) Capacete que sinaliza

Ainda um projeto, o DORA é ideal para os ciclistas urbanos que sofrem com tráfegos tomados por carros, caminhões e motos. Idealizado por Balázs Filczer, o capacete permite avisar com luzes a direção que o ciclista quer tomar.

A sinalização acontece graças a um comunicador bluetooth instalado no guidão da bike. Com um simples toque no botão, o capacete iluminaria uma grande seta localizada na traseira do DORA indicando a rota que o ciclista deseja tomar.

4-) Capacete que 'lê a mente'

O próximo da lista é o MindRider, desenvolvido por Arlene Ducao, pesquisadora do MIT, nos EUA e que é capaz de 'ler' a mente. Isto ocorre graças a sensores espalhados pelo capacete e luzes de LED que informam aos demais ciclistas e motoristas os que se passa na cabeça do usuário.

Uma luz verde, por exemplo, indica baixo nível de stress. No entanto, se o capacete piscar luzes vermelhas, isto quer dizer que o ciclista está em pânico. O MindSet é capaz de detectar até dez diferentes tipos de estado do usuário que medem medo, ansiedade, concentração entre outros.

5-) Capacete com caixa preta

Fechando a lista, um grande aliado dos ciclistas na 'luta' por melhores condições e espaço no tráfego. O Helmet of Justice (capacete da justiça) possui uma caixa-preta que grava eventuais acidentes e colisões.

Desenvolvido pelo Chaotic Moon, o capacete possui sete câmeras que permitem uma visualização 360º do ambiente. E assim que ele detectar um impacto via acelerômetro, o 'justiceiro' começa a gravar, permitindo uma real visualização dos motivos do acidente.

E você? Gostou de algum capacete? Usa um capacete no dia a dia? Eles deveriam ser obrigatórios? Deixe nos comentários