Ciclovia que brilha no escuro é inaugurada na Holanda

Atualizado em 17 de outubro de 2016
Mais em Mobilidade

A Holanda recém inaugurou mais uma atração para seus ciclistas. Trata-se de uma ciclovia que brilha no escuro cujo desenho foi inspirado em um quadro de Vincent Van Gogh, um dos mais importantes pintores pós-impressionistas da história.

Localizada no município de Nuenen, na província de Brabante do Norte (onde o pintor nasceu em 1853), a ciclovia faz parte de um projeto do governo que visa aumentar ainda mais o uso da bicicleta em jornadas para o trabalho.

Idealizada pelo designer Daan Roosegaarde, o trecho de aproximadamente 1 km foi feito com uma pintura eletrônica que acumula a energia solar ao longo do dia e brilha ao escurecer. Seu desenho, cheio de rodopios e redemoinhos, foi inspirado no quadro A Noite Estrelada, de Van Gogh.

Além dos pigmentos fosforescentes, um painel solar garantirá energia para iluminar a ciclovia em dias com pouco sol ou chuva. Além disso, luzes de LED ao lado de certas curvas fornecerão luz extra à trajetória.

Responsável pelo projeto Roosegaarde é famoso por seus trabalhos que brilham no escuro. Antes da ciclovia em Nuenen, o designer já havia utilizado a mesma técnica de pintura em uma rodovia perto de Oss.

Para Roosegaarde, este método de iluminação é mais suave aos olhos e à natureza do que qualquer outra estrutura de iluminação, além de criar uma conexão com a cultura e história local.