Ciclovia do Rio Pinheiros terá gestão privada

Atualizado em 20 de setembro de 2016

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está em busca de uma empresa parceira interessada em assumir a administração e manutenção da ciclovia do Rio Pinheiros. A iniciativa visa beneficiar tanto os ciclistas, com melhorias e novos serviços, quanto as empresas, com a possibilidade de explorar o potencial publicitário da via.

O edital de chamamento público para atrair as empresas interessadas deve ser aberto ainda neste semestre, para que a parceria seja colocada em prática no início do ano que vem. Inaugurada em 2010, a ciclovia de 21,5 km que margeia o Rio Pinheiros tem um custo mensal de manutenção de R$ 200 mil, segundo a CPTM. Apesar do valor, usuários reclamam de muitas rachaduras em diversos trechos da via.

leia-mais-cinza
iconezinho  BIKES COMPARTILHADAS CRESCEM NO BRASIL

Por meio da parceria, espera-se que seja oferecido um serviço de maior qualidade aos ciclistas com a melhora da pavimentação, implantação de iluminação Led, extensão do horário de funcionamento (hoje a pista funciona das 5h30 às 18h30), instalação de pontos de aluguel de bike, serviço de apoio mecânico, entre outros benefícios. É prevista, ainda, a construção de novos acessos à ciclovia, que hoje conta com apenas seis. A empresa que assumir o trajeto não poderá alterar ou ampliar a pista, e nem cobrar pelo seu uso.