Campanha de Natal em SP espera arrecadar 500 bikes

Atualizado em 05 de agosto de 2016
Mais em Mobilidade

Começou no último domingo (16) e vai até o dia 14 dezembro a campanha “Bicicleta de Natal 2014”, promovida pelo Instituto Cicloativo do Brasil com apoio do Metrô de São Paulo. A ação voluntária receberá doações de bicicletas (novas ou usadas) que serão entregues para comunidades carentes da Baixada Santista.

A ação ocorrerá sempre aos domingos em frente ao terminal urbano da estação Vila Mariana (Linha 1-Azul do metrô) das 8h às 17h. O local (dois contêineres de 2,50m por 6m) conta com uma mini-oficina para que as bicicletas doadas recebam os devidos ajustes ou reformas antes de serem doadas.

No primeiro final de semana foram arrecadadas 10 bicicletas, que se somarão a outras 100 que restarão da campanha do ano passado.

leiamais-cinza-novo
iconezinho  SÃO PAULO GANHARÁ MAIS 8.000 PARACICLOS

Além das bicicletas, o local também está em busca de voluntários para consertar as bicicletas. Quem quiser ajudar, fará um workshop no próprio local sobre mecânica básica de bikes.

A iniciativa também é totalmente sustentável.  Foi criado um sistema de limpeza de peças que recicla a própria água e não libera efluentes. A água das chuvas será captada e armazenada em uma cisterna (reservatório de água pluvial), passando posteriormente por filtragem antes de sua reutilização na limpeza das bicicletas. Segundo o idealizador do projeto e fundador do Instituto Cicloativo, André Pasqualini, a expectativa é que sejam arrecadadas mais de 500 bicicletas. Em ação semelhante realizada no ano passado na estação Pinheiros da CPTM foram doadas 350 bicicletas.

A campanha “Bicicleta de Natal” integra o projeto “Bike Viva”, que tem como objetivo capacitar os próprios jovens que recebem as doações para que eles possam manter as bicicletas da comunidade sempre em condições seguras para circulação. Além da doação das bicicletas, a ideia é dotar as comunidades beneficiadas de uma “bicicletaria comunitária”, montada em contêineres similares ao utilizados na campanha de Natal, com todo ferramentário necessário para uma oficina e capacitação dos jovens para reparo das bikes doadas.