Caloi completa 110 anos

Atualizado em 04 de maio de 2016
Mais em Mobilidade

Por Daniel Balsa

A Caloi completa neste mês de abril seu 110º aniversário. E as comemorações começam com uma campanha de mídia impressa e um selo comemorativo, que vai acompanhar todas as divulgações da empresa, sejam internas ou externas. Os conceitos foram desenvolvidos pela agência FabraQuinteiro, que, no ano passado, criou a atual assinatura da empresa: “Caloi. Movimentando a Vida”.

No decorrer do ano, a Caloi investirá 20% a mais em campanhas de marketing e desenvolvimento de novos produtos com relação a 2007. O orçamento neste área será de cerca de R$ 12 milhões.

“Os lançamentos do selo de 110 anos e da campanha de mídia marcam as ações comemorativas que estamos desenvolvendo para o ano. A Caloi é uma empresa que tem o carinho do povo brasileiro. Ela é uma empresa tradicional, de 110 anos, e, ao mesmo tempo, jovem e inovadora, que fabrica produtos para todos os públicos”, explicou a diretora de marketing da Caloi, Juliana Grossi.

“Nosso grande desafio este ano é dar continuidade ao trabalho de resgate da marca Caloi por meio da comunicação dos seus produtos e, ao mesmo tempo, termos uma campanha comemorativa dos 110 anos. Diferentemente de 2007, precisamos focar na comunicação dos produtos, benefícios e atributos, e não na comunicação institucional apenas”, falou Fernando Quinteiro, sócio e diretor de planejamento da FabraQuinteiro.

Composta por 12 peças, a campanha de mídia impressa será veiculada em revistas do mercado de bicicletas e esporte no decorrer do ano. São duas peças institucionais, “Volta ao Mundo” e “Brasil Inteiro”, e outras dez sobre diferentes produtos da empresa, mas todas com a chancela do selo de 110 anos, também criado pela agência, que foi inspirado no antigo logo da Caloi, sucesso na década de 1970.

Segundo Paschoal Fabra Neto, sócio e diretor de criação da FabraQuinteiro, a campanha foi criada a partir da idéia de que, ao longo dos 110 anos, muitas coisas teriam sido feitas andando de bicicleta. “O conceito se desenrolou de acordo com o tema, sempre estabelecendo comparações entre um fato e como seria possível aproveitá-lo com sua bike. Também fizemos questão de destacar a modernidade e a juventude da marca, expressadas por meio de curiosidades e mensagens atuais, como a preservação do meio ambiente e o trânsito”, disse.

Ainda em comemoração a seu 110º aniversário, a Caloi realizará nos aeroportos internacionais de Cumbica (SP) e Tom Jobim (RJ) uma exposição sobre a história da bicicleta, eventos que estão programados para ocorrer no segundo semestre. A empresa também divulgará o aniversário histórico por meio de seus patrocínios, como atletas patrocinados pela Caloi, equipes de ciclismo e eventos esportivos.