As últimas camisas arco-íris do ano

Atualizado em 03 de maio de 2016
Mais em Mobilidade

A UCI (União Ciclística Internacional) distribuiu no último final de semana (22 a 24 de novembro), na Basileia (Suíça), as últimas camisas arco-íris da temporada. Não, você não leu errado. Após os mundiais de Ciclocross, Pista, BMX, Mountain Bike, Paraciclismo e Estrada, que consagraram ciclistas como Marianne Vos, Lee Wai Sze,Nino Schurter, Liam Phillips, Tony Martin e Rui Costa, foi  a vez do ciclismo indoor conhecer seus novos campeões.

Composto por duas competições, o ciclismo indoor ainda é pouco difundido e atrai mais pela curiosidade de suas modalidades: ciclismo artístico e cycle-ball. Apesar disso, seu Mundial é disputado ininterruptamente desde 1956. Neste ano, 17 países participaram da competição. A Alemanha é a grande força do esporte.

O ciclismo artístico é uma espécie de patinação artística sobre duas rodas. Sozinho, em duplas ou em quartetos, os ciclistas realizam uma série de movimentos circenses, com acompanhamento musical em apresentações que duram seis minutos. Juízes decidem os vencedores. 

Como esperado, os germânicos levaram os cinco ouros na disputa (solo masculino, solo feminino, quarteto feminino, duplas feminina e duplas livres) sendo que em algumas também foram prata. Mas a maior surpresa foi o ciclista de Hong Kong Chin To Wong, bronze no solo masculino.

Já o cycle-ball nada mais é do que um futsal sobre bicicletas fixas (sem freios). Restrito a homens, duplas devem marcar gols com a roda dianteira ou cabeça. Tocar a bola com as mãos só é permitido para defender o gol.

E na finalíssima, a dupla da Áustria formada por Patrick Schnetzer e Markus Bröll derrotou por 7 a 6 os alemães Jens Krichbaum e Marco Rossmann. Este foi o segundo título mundial dos austríacos.

Confira a seguir vídeos do Mundial de 2012.