Aliança Bike anuncia nova feira no Brasil

Atualizado em 04 de maio de 2016
Mais em Mobilidade

Por Daniel Balsa

Em entrevista coletiva realizada nesta quinta-feira (20), a Aliança Bike, associação das empresas do mercado de bicicletas do Brasil, anunciou a criação de uma nova feira para o segmento. O evento irá se chamar Brazil Cycle Fair e será realizado entre os dias 14 e 16 de outubro, no Expo Imigrantes, em São Paulo.

Esta será a segunda feira especificamente de bicicletas de proporções nacionais. Atualmente, o mercado brasileiro expõe na Bike Expo, que foi realizada entre os dias 16 e 18 de outubro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte e contou com aproximadamente 150 expositores.

Curiosamente, a Aliança Bike foi uma das incentivadoras da criação da Bike Expo, mas hoje não faz mais parte do evento – organizado pela Sampa Bikers. De acordo com Marcelo de Barros Dantas Maciel, presidente da associação, a nova feira se fez necessária a partir do momento em que a Bike Expo começou a perder a identidade inicial.

“Nós queremos uma feira do mercado para o mercado, que fortaleça essa estrutura. A Bike Expo nasceu pelo fato de acharmos necessários ter um espaço só para as bicicletas. Antigamente, estávamos dentro do Salão Duas Rodas e era muito pouco”, disse Marcelo.

“Estamos vendo diversas feiras se convergindo, uma comprando a outra e a Bike Expo é organizada por uma empresa privada. Pode acontecer dela ser vendida e ir parar dentro de uma outra feira, por exemplo. A Brazil Cycle Fair vem para ser das bikes. É de uma associação oficial, que vai reverter tudo o que foi conquistado com a feira para o próprio mercado”, completou.

Marcelo foi questionado se a formação de uma nova feira não representaria a ruptura e não a união do mercado, deixando dois eventos “mais ou menos” ao invés de um grande. Para o dirigente da Aliança Bike, as empresas, inclusive os associados, estarão livres para escolher qual caminho seguir e reafirmou que a Brazil Cycle Fair surgiu através de uma necessidade e repetiu: “Essa feira é de uma associação e estamos fazendo para promover a união e o crescimento do mercado. Sabemos que esse evento existirá sempre, pois ele será feito pelo mundo da bicicleta”, destacou.