Markolf Berchtold vence Brasileiro de Downhill

Atualizado em 21 de setembro de 2018
Mais em Bike

POR CHRISTIAN BAINES

Mais de 160 ciclistas estiveram presentes na pista do Parque Unipraias, na praia de Laranjeiras, em Camboriú (SC), para o Campeonato Brasileiro de Downhill e de 4X. A pista é a mesma em que será disputada a quinta etapa da Copa do Mundo de Downhill, entre os dias 29 de junho e 2 de julho, e foi considerada a segunda melhor de todo o circuito da União Ciclística Internacional (UCI).

Markolf Berchtold, atual sétimo colocado no ranking mundial de DH, venceu na categoria Elite com o tempo de 2min24s82 mesmo sem estar totalmente recuperado da fratura no dedo da mão. O chileno Ramón Figueroa foi o segundo colocado descendo em 2min27s03. Por se tratar do campeonato nacional, Figueroa não recebeu o prêmio e a medalha de prata foi para Felipe Wermuth. Nataniel Giacomozzi foi o terceiro.

Na categoria Elite Feminino, o destaque entre as brasileiras foi Bruna Ulrich. A garota de quinze anos de idade tornou-se campeã brasileira de DH descendo sobre uma bike rígida, isto é, sem as suspensões típicas das bicicletas da modalidade.

A competição de 4X, na qual quatro ciclistas descem a ladeira ao mesmo tempo, foi vencida pelo equatoriano José Escudero seguido de seu compatriota Mario Jarrín. Por serem estrangeiros, o título foi para Jeferson Luiz Dalmario.

Berchtold levou a medalha de bronze no 4X.