Mariana recebe prova exótica de downhill

Atualizado em 21 de setembro de 2018
Mais em Bike

POR FERNANDO MELLO

A pequena cidade de Mariana (MG), recebe no próximo fim de semana uma prova no mínimo diferente. Na disputa de downhill, os competidores terão de descer mais de 120 metros de profundidade. Não seria exótico se não fosse dentro de uma mina. Isso mesmo, o Red Bull Desafio da Mina de Ouro será uma competição dentro da maior mina de ouro aberta à visitação pública do mundo.

A cinco quilômetros de Mariana, a Mina da Passagem faz parte do circuito do ouro. A descida, feita normalmente de jipe, será com a bike. A largada do desafio começa fora da mina. Depois, os bikers enfrentarão algo inédito: descerão dentro da mina, sem a luz do sol, com temperatura inferior a 20 graus.

A competição contará com 20 atletas do Brasil e do mundo, como o catarinense Markolf Berchtold (brasileiro melhor colocado em competições internacionais), o paulista Márcio Ravelli, e ainda o australiano Nathan Rennie e o inglês Gee Atherton, ambos classificados entre os 10 melhores do ranking da UCI.

A programação do desafio começa nesta quinta-feira, com o reconhecimento do percurso pelos atletas, pela manhã, e um treino livre na parte da tarde. Na sábado, os competidores realizam as classificatórias para a disputa final, no domingo. A premiação do desafio chega a R$ 35 mil. O evento terá transmissão do “Sportv”, no sábado, e da “Globo” no domingo, durante o “Esporte Espetacular”. Para mais informações, acesse www.redbulldesafionamina.com.br.

PROGRAMAÇÃO Red Bull Desafio da Mina de Ouro:

Quinta-feira (23 de março):
11h: reconhecimento do circuito a pé pelos atletas
14h30min às 17h: treino livre

Sexta-feira (24 de março):
8h: briefing técnico
9h30min: treino livre
15h30min às 17h: treino oficial (duas descidas por atleta)

Sábado (25 de março):
8h: treinos (uma descida por atleta)
9h30min às 12h30min: classificatórias (duas descidas por atleta)

Domingo (26 de março):
8h: treinos (uma descida por atleta)
10h: finais (uma descida por atleta)