Gohr e Nicácio campeões brasileiros

Atualizado em 21 de setembro de 2018
Mais em Bike

POR ANA PAULA DE OLIVEIRA

Em uma prova difícil, marcada por muitas desistências, Soelito Gohr, da equipe Scott, sagrou-se campeão brasileiro de estrada, disputado no último fim de semana (24 e 25 de junho), em Londrina, no Paraná. Pedro Nicácio, também da Scott, confirmou o favoritismo e cravou o primeiro lugar no contra-relógio individual (CRI), disputado em um percurso de 29,6 km. Nicácio está em grande forma, pois faturou o ouro no Pan de Ciclismo, no início deste mês. Na prova de estrada, que teve um percurso de 164,4 km, Renato Seabra (Blumenau/DataRo) ficou com o vice e Luciano Pagliarini – que compete na Europa pela Saunier Duval, não foi escalado para o Tour de France e veio ao Brasil disputar o Campeonato – conquistou a terceira posição.

“Não havíamos decidido a estratégia da equipe na véspera. Como todos da equipe estavam muito bem preparados, não sabíamos quem seria o líder, então deixamos para definir isso na prova. Na marca de 80 km, disse ao técnico que me sentia bem, que queria liderar, então me guardei para escapar nos quilômetros finais”, conta Soelito Gohr. Assim como os vencedores das outras modalidades, Gohr vestirá a camisa de campeão brasileiro em todas as provas de estrada que disputar até o próximo campeonato.

Além do campeão Nicácio, seu companheiro de equipe Luiz Amorim conquistou o vice no CRI. O terceiro lugar ficou para Itamar Calado, da equipe Avai, de Florianópolis. Magno Nazaret (Scott) faturou o título na categoria sub 23.

Já no contra-relógio da elite feminino, outra dobradinha da Scott, com o título de campeã brasileira para a Débora Gerhard, seguida de Luciene Ferreira e Clemilda Fernandes, que defende a equipe italiana Chirio/Forno Dasolo.
A surpresa na categoria estrada elite feminino, com percurso de 50 km, foi a vitória de Érika Gramiscelli. Destaque no MTB, ela superou atletas como Valquiria Bento Pardial (Peels Capacetes/Iracemápolis), que ficou em segundo, e Clemilda Fernandes (Chirio/Forno Dasolo), a 3ª colocada.