Verbrugghe vence e Honchar lidera de novo

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

POR FERNANDO MELLO e LEANDRO BITTAR

Uma fuga corajosa perto do final da prova deu a vitória da 7ª etapa do Giro d`Italia ao belga Rik Verbrugghe (Cofidis). O ciclista esteve o tempo todo em um pequeno grupo que escapou do pelotão a 96 km da chegada e perto de 3 km para o final disparou para cruzar sozinho a linha de meta. O ucraniano Serhiy Honchar (T-Mobile) chegou em sétimo e reassumiu a camisa rosa, que estava com seu companheiro de equipe, Olaf Pollack. Entre os favoritos ao título, Paolo Savoldelli (Discovery) foi o melhor. Ele obteve a segunda colocação na etapa, ocupa a mesma posição na classificação geral e aumentou sua vantagem em relação aos outros principais favoritos.

A terceira vitória de Verbrugghe em suas participações no Giro foi uma recompensa ao trabalho do atleta que se manteve no grupo dos ciclistas escapados durante boa parte a prova, enquanto o pelotão apenas administrava a distância. Quando o pelotão decidiu trabalhar para neutralizar a escapada já era tarde demais. O belga lançou um ataque solitário e conseguiu se manter isolado até o final.

Todos os principais favoritos se esforçaram muito para se manter no mesmo pelotão durante os 236 km de subidas e descidas do percurso. Danilo Di Luca sofreu com as subidas e esteve determinado em não perder muito tempo nesta etapa, na classificação geral ele está 1 minuto atrás de Savoldelli. Jan Ullrich mostrou hoje que é cedo para descartá-lo do grupo dos favoritos do Tour de France. Ele esteve sempre no grupo da frente e parece capaz de ir melhor do que no começo do Giro.

Já Ivan Basso (CSC), Gilberto Simoni (Saunier Duval) e Damiano Cunego (Lampre) mantiveram suas esperanças com uma boa participação nesta sétima etapa. Basso esteve com sua equipe na frente do pelotão por vários momentos, assim como Cunego. No final, Basso foi o 6º, Simoni o 8º e Cunego o 11º.

Esse foi o primeiro contato dos ciclistas com as subidas e o pior ainda está por vir. A etapa deste domingo, entre Civitanova Marche e Maielletta, com 171 km, será ainda mais dura, incluindo a primeira chegada em montanha. Clique aqui para ver a altimetria da 8ª etapa (do site oficial do Giro d´Italia 2006).

Resultado da 7ª etapa de Giro d´Italia 2006 – Cesena – Saltara, com 236 km:

1- Rik Verbrugghe (BEL) Cofidis 6h42min15s
2- Paolo Savoldelli (ITA) Discovery a 14s
3- Luca Mazzanti (ITA) Ceramica Panaria m.t.
4- José E. Gutierrez (ESP) Phonak m.t.
5- Davide Rebellin (ITA) Gerolsteiner a 16s
6- Ivan Basso (ITA) CSC a 17s
7- Serhiy Honchar (UCR) T-Mobile m.t.
8- Gilberto Simoni (ITA) Saunier Duval m.t.
9- Laurent Lefevre (FRA) Bouygues m.t.
10- Damiano Cunego (ITA) Lampre a 20s

CLASSIFICAÇÃO GERAL – depois de sete etapas:

1- Serhiy Honchar (UCR) T-Mobile 27h37min08s
2- Paolo Savoldelli (ITA) Discovery a 5s
3- Ivan Basso (ITA) CSC a 11s
4- Michael Rogers (AUS) T-Mobile a 32s
5- Davide Rebellin (ITA) Gerolsteiner a 53s
6- José Luis Rubiera (ESP) Discovery a 55s
7- Tom Danielson (EUA) Discovery a 56s
8- José E. Gutierrez (ESP) Phonak a 1min2s
9- Danilo Di Luca (ITA) Liquigas a 1min06s
10- Jens Voigt (ALE) CSC a 1min09s
11- Damiano Cunego (ITA) Lampre a 1min20s