Vaitkus supera Bettini e leva 9ª etapa do Giro

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

POR FERNANDO MELLO

Em final emocionante e um pouco confuso, o lituano Tomas Vaitkus (AG2R) superou o italiano Paolo Bettini (Quick Step) no foto finish e levou nesta segunda-feira a 9ª etapa do Giro d´Italia 2006, entre as cidades de Francavilla al Mare e Termoli, em percurso de 127 km de extensão. A etapa foi decidida na foto, depois de Bettini cruzar a linha de chegada comemorando a vitória. Mas, o lituano Vaitkus dessa vez celebrou o triunfo, sendo o primeiro a parar o australiano Robbie McEwen (Davitamon) no sprint. McEwen ficou em quarto lugar e segue com a camisa magenta, de melhor sprinter. O alemão Olaf Pollack foi o terceiro colocado. A etapa não alterou os dez primeiros na classificação geral. Depois da vitória de domingo, primeira etapa com chegada em montanha, o italiano Ivan Basso (CSC) segue com a maglia rosa, com boa vantagem sobre outros favoritos ao título.

Após uma disputa difícil de montanha, os ciclistas puderam ´´descansar´´ nesta segunda, pois a etapa tinha topografia extremamente plana, com pouquíssimas subidas. Mais uma vez, houve fuga desde o início. O ucraniano Yuriy Krivtsov (AG2R) e o francês Cyrille Monnerais (Française des Jeux) dispararam e abriram vantagem sobre o pelotão. A pouco menos de 20 km para a chegada, o grupo neutralizou os escapados. As equipes se organizaram para o sprint e Vaitkus acabou levando a melhor por pouco.

O Giro segue nesta terça-feira, com mais uma etapa plana, entre as cidades Termoli e Peschici, com 187 km de extensão. A topografia é plana, com mais subidas que a 9ª etapa, mas final em sprint. Robbie McEwen pode se recuperar para levar mais uma vitória e, assim, superar a marca de três conquistadas em 2005.

Novamente, pouco deve mudar em relação aos primeiros colocados. Somente na quinta-feira, depois de uma dia de descanso, o primeiro contra-relógio individual deve agitar a disputa. Na competição por equipes, prevaleceu a força da CSC, do atual líder Ivan Basso. Vamos esperar para acompanhar o desempenho individual, sem esquecer do alemão Jan Ullrich, que liderou a T-Mobile para conquistar a segunda colocação do CRE.

Resultado da 9ª etapa de Giro d´Italia 2006 – Francavilla al Mare e Termoli, com 127 km:

1- Tomas Vaitkus (LIT) AG2R 3h05min13s
2- Paolo Bettini (ITA) Quick Step m.t.
3- Olaf Pollack (ALE) T-Mobile m.t.
4- Robbie McEwen (AUS) Davitamon m.t.
5- Philippe Gilbert (BEL) Française des Jeux m.t.
6- Alexandre Botcharov (RUS) Crédit Agricole m.t.
7- Manuele Mori (ITA) Saunier Duval m.t.
8- Axel Maximiliano Richeze (ARG) Ceramica Panaria m.t.
9- Leonardo Duque (COL) Cofidis m.t.
10- Alessandro Spezialetti (ITA) Liquigas m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – depois de nove etapas:

1- Ivan Basso (ITA) CSC 34h46min30s
2- José E. Gutierrez (ESP) Phonak a 1min34s
3- Damiano Cunego (ITA) Lampre a 1min48s
4- Paolo Savoldelli (ITA) Discovery a 2min35s
5- Serguei Gonchar (UCR) T-Mobile a 2min43s
6- Danilo Di Luca (ITA) Liquigas a 2min48s
7- Gilberto Simoni (ITA) Saunier Duval a 3min20s
8- Giampaolo Caruso (ITA) Liberty a 3min23s
9- Tom Danielson (EUA) Discovery a 3min31s
10- José Luis Rubiera (ESP) Discovery a 3min39s