Um Giro para dois ciclistas

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Em 1922, o Giro foi disputado com um dia de corrida, sucedido por um dia de descanso. Com isso, a confusão começou logo na primeira etapa, disputada entre Milão e Pádua, quando Giovanni Brunero, no Pian delle Fugazze, foi flagrado trocando a roda de forma irregular.

As equipes pediram a exclusão do atleta, mas o júri, após deliberação, satisfez-se com uma penalidade de 25 minutos. Os times Maino e Bianchi abandonaram a prova em protesto e os únicos adversários de Brunero passaram a ser os corredores da equipe Legnano; na realidade, apenas Bartolomeo Aymo, que terminou em segundo lugar.

Uma camponesa no Giro
Dois anos depois, as grandes equipes fizeram greve e não participaram da 12ª edição da prova. Em resposta, a “Gazzetta dello Sport” abriu inscrições para corredores avulsos. Aproveitando essa brecha no regulamento, o pelotão de 1924 recebeu uma mulher em suas filas, Alfonsina Strada, uma camponesa da região de Milão. Ela logo ficou para trás e estourou o tempo limite depois de diversas quedas e outros problemas. Competiu até a oitava etapa, em Perugia, quando os organizadores a impediram de prosseguir.

Mesmo fora da competição, ela chegou a Milão sob os aplausos do público. Giuseppe Enrici foi o vencedor.