DivulgaçãoFoto: Divulgação

Em final emocionante, Tom Dumoulin conquista o título do 100º Giro d´Italia

Atualizado em 28 de maio de 2017
Mais em Giro d'Italia

Num contrarrelógio individual emocionante, disputado neste domingo (28) na 21ª e última etapa do 100º Giro d’ Italia, o holandês Tom Dumoulin (Sunweb) superou o favoritismo do colombiano Nairo Quitana (Movistar) e conquistou o título desta edição centenária da Grande Volta italiana. Dumoulin percorreu os 29,3 km entre Monza e Milano em 33min23, segundo melhor tempo da etapa, vencida por seu compatriota Jos van Emden (LottoNL–Jumbo) com 33min08. Quintana foi o 27º, com o tempo de 34min47, perdendo a vantagem de 53seg que tinha até então na classificação geral. 

Foi o primeiro título de uma Grande Volta conquistado por Dumoulin, que foi medalha de prata na disputa do contrarrelógio nos Jogos do Rio 2016. O triunfo do holandês foi uma grande demonstração de superação após as dificuldades enfrentadas pelo ciclista na competição.

Dumoulin entrou definitivamente na briga pelo título ao vencer o contrarrelógio da 10ª etapa, quando assumiu a maglia rosa que estava em poder de Quintana, e acabou mantendo a liderança por nove etapas consecutivas. Na 16ª etapa, uma dor de barriga quase o fez perder a maglia rosa, e na 18ª resistiu bravamente aos ataques de Quintana nas montanhas. Mas o colombiano acabou recuperando a liderança no final da 19ª etapa. Dumoulin, porém, novamente demonstrou muita força nas montanhas da penúltima etapa, terminando a menos de 1min atrás do colombiano na classificação geral. Assim, conseguiu decidir o título na prova que é sua especialidade, o contrarrelógio, no qual foi 1min24 mais rápido que Quintana. O colombiano terminou em segundo na classificação geral, seguido pelo italiano Vicenzo Nibali (Bahrain-Merida) em terceiro. 

 

 

Mas Quintana não foi o único colombiano que ganhou destaque neste 100º Giro d’Italia. Em uma bela estreia na Grande Volta italiana, Fernando Gaviria (Quick-Step Floors) venceu quatro etapas e retorna para casa com o título da classificação por pontos da competição. Já o espanhol Mikel Landa, que teve problemas com um acidente na 9ª etapa, conseguiu se recuperar e acabou conquistando o título da classificação de montanha. O luxemburguês Bob Jungels (Quick-Step Floors) levou o título da classificação de melhor performance dentre os ciclistas mais jovens. Já na disputa entre equipes, a campeã foi a espanhola Movistar, de Quintana. 

 

Classificação da etapa

1. Jos van Emden (HOL/Lotto NL-Jumbo) – 33min08
2. Tom Dumoulin (HOL/Sunweb) – a 15seg 
3. Manuel Quinziato (ITA/BMC Racing) – a 27seg 
4. Vasil Kiryienka (BLR/Sky Team) – a 31seg 
5. Joseph Rosskopf (EUA/BMC Racing) – a 35seg 
6. Jan Bárta (TCH/Bora-Hansgrohe) – a 39seg 
7. Georg Preidler (AUT/Sunweb) – a 51seg 
8. Bob Jungels (LUX/Quick Step) – a 54seg 
9. Jan Tratnik (ESL/CCC Sprandi) – a 57seg 
10. Andrey Amador (RCR/Movistar) – a 1min02

 

Classificação geral

1. Tom Dumoulin (HOL/Sunweb) – 90h34min54
2. Nairo Quintana (COL/Movistar) – a 31seg 
3. Vincenzo Nibali (ITA/Bahrain-Merida) – a 40seg 
4. Thibaut Pinot (FRA/FDJ) – a 1min17
5. Ilnur Zakarin (RUS/Katusha-Alpecin) – a 1min56
6. Domenico Pozzovivo (ITA/AG2R-La Mondiale) – a 3min11
7. Bauke Mollema (HOL/Trek-Segafredo) – a 3min41
8. Bob Jungels (LUX/Quick Step) – a 7min04
9. Adam Yates (GBR/Orica-Scott) – a 8min10
10. Davide Formolo (ITA/Cannondale-Drapac) – a 15min17

 

Confira aqui a classificação completa.