Terceira vitória de McEwen e Pollack de rosa

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ e FERNANDO MELLO

Não tem pra ninguém. Mais uma vez o australiano Robbie McEwen (Davitamon) mostrou porque veste a camisa magenta (melhor sprinter) do Giro d´Italia 2006. Em mais um sprint velocíssimo (71 km/h), McEwen superou o alemão Olaf Pollack (T-Mobile) e venceu nesta sexta-feira a 6ª etapa da prova, entre as cidades de Busseto e Forli, com 227 km de extensão. Pollack herdou a maglia rosa do veterano companheiro de equipe, o ucraniano Serhiy Honchar, graças à bonificação de 12s pelo segundo posto. Com 3 vitórias de etapa, o australiano consolida-se como o melhor sprinter até agora. Entre os favoritos para a vitória final, os italianos Paolo Savoldelli (Discovery), Danilo Di Luca (Liquigas), Ivan Basso (CSC) e Damiano Cunego (Lampre) chegaram junto com o pelotão e continuam no páreo.

A etapa desta sexta foi animada pela fuga de três ciclistas: o ucraniano Sergiy Matveieiv (Ceramica Panaria), o francês Cristophe Edaleine (Crédit Agricole) e o espanhol Andoni Aranga (Euskaltel). Eles ficaram escapados durante 204 km, mas nunca acumularam vantagem suficiente para chegarem sozinhos à meta. O percurso extremamente plano, com estradas longas e largas, indicava uma chegada em sprint massivo. Mais uma vez, a meteorologia colaborou, com sol e pouco vento.

Neste sábado, o Giro segue com mais uma etapa, 236 km entre as cidades de Cesena e Saltara. A disputa promete ser muito mais animada do que a desta sexta, pois os ciclistas subirão uma montanha difícil a 100 km da chegada e outra a 40 km da meta. No domingo, acontecerá a primeira chegada em altitude. Essa etapa certamente trará mudanças na liderança da prova.

Resultado da 6ª etapa de Giro d´Italia 2006 – Busseto – Forli, com 227 km:

1- Robbie McEwen (AUS) Davitamon 5h24min13s
2- Olaf Pollack (ALE) T-Mobile m.t.
3- Tomas Vaitkus (LIT) AG2R m.t.
4- Leonardo Duque (COL) Cofidis m.t.
5- Koldo Fernandez (ESP) Euskaltel m.t.
6- Fabrizio Guidi (ITA) Phonak m.t.
7- Paolo Bettini (ITA) Quick Step m.t.
8- Elia Rigotto (ITA) Milram m.t.
9- Axel Maximiliano (ARG) Ceramica Panaria m.t.
10- Manuele Mori (ITA) Saunier Duval m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL- depois de seis etapas:

1- Olaf Pollack (ALE) T-Mobile 20h54min34s
2- Serhiy Honchar (UCR) T-Mobile a 2s
3- Jens Voigt (ALE) CSC a 8s
4- Michael Rogers (AUS) T-Mobile m.t.
5- Ivan Basso (ITA) CSC a 13s
6- Paolo Savoldelli (ITA) Discovery a 22s
7- Nicki Sorensen (DIN) CSC a 31s
8- Stefan Schumacher (ALE) Gerolsteiner a 33s
9- Bobby Julich (EUA) CSC a 35s
10- José Luis Rubiera (ESP) Discovery a 40s