Suspeita de doping no Giro D´Itália

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Juliana Saporito

De acordo com informações do jornal ialiano Gazzeta dello Sport, três ciclistas, um espanhol e dois italianos, tiveram resultado “não negativo” – termo empregado pela justiça italiana no lugar de positivo – nos testes antidoping realizados pela UCI. Participantes do último Giro D´Itália, os atletas tiveram a constatação da presença de substâncias no organismo em níveis acima do permitido: o salbutamol, no caso dos dois italianos, e a testosterona, presente nos testes do espanhol. Os exames são referentes a uma primeira bateria, que será complementada – para o positivo ou para o negativo – em exames de contraprova.

Embora os nomes dos atletas não tenham sido divulgados, sabe-se que nenhum deles estava ente os classificados nas primeiras dez colocações do Giro.

Punição
No caso do ciclista espanhol, ainda de acordo com o jornal italiano, pode não haver punição, já que a UCI possui documentos clínicos que comprovam uma anterior oscilação na relação testosterona/epistosterona. Os italianos teriam um cerificado médico que comprovaria um quadro de asma, o que permitiria o uso de medicamentos específicos. Mesmo assim, a quantidade de salbutamol encontrada em seus testes foi considerada muito elevada, o que não justificaria seu uso terapêutico.

As amostras coletadas serão enviadas a um laboratório em Barcelona para a realização de exames de contraprova.