Surpresa na 13ª etapa do Giro

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Pista escorregadia, frio e indefinição do pelotão. Fatores que podem ter ajudado a definir uma das vitórias mais surpreendentes até o momento. Afinal, quem poderia esperar que Marco Canola, da convidada Bardiani, pudesse comemorar uma vitória na plana 13ª etapa do Giro d'Italia?

Foi o que ocorreu nesta quinta-feira (23), nos 157 km entre Fossano e Rivarolo Canavese. Integrante de uma fuga de seis homens que se formou logo no início da prova, Canola atacou quando restavam aproximadamente 15 km para a meta. O italiano foi acompanhado por Angelo Tulik (Europcar) e Jackson Rodríguez (Androni-Giocattoli) que, juntos, conseguiram manter uma vantagem de mais de 1min sobre o pelotão.

No sprint final, Canola atacou mais uma vez e superou por meia roda Jackson Rodríguez. O pelotão cruzou 11 segundos depois com o favorito do dia, Nacer Bouhanni (FDJ), 'vencendo' o segundo sprint e batendo, mais uma vez, Giacomo Nizzolo (Trek). Com o resultado, o francês da FDJ segue como líder da classificação por pontos.

Esta foi a primeira vitória de Canola em uma grande volta. Aos 25 anos, o italiano ainda não possui títulos no currículo. Já a Bardiani segue com seu bom retrospecto recente no Giro. Desde 2012 o time vence ao menos uma etapa na competição.

Não houve mudança no topo da classificação geral e Rigoberto Urán defendeu com tranquilidade a maglia rosa. Esta etapa ficou marcada por um novo dia de chuva, frio e até mesmo granizo, o que diminuiu, em alguns momentos, a velocidade do pelotão e permitiu que a fuga mantivesse a ligeira vantagem. 

Além disso, nos últimos quilômetros, uma indefinição na frente do pelotão fez com que o grupo não trabalhasse de forma adequada a neutralização do trio.

O Giro chega aos Alpes no sábado com uma etapa de alta montanha. No 14º estágio serão 164 km entre Agliè e Oropa. Serão quatro GPMs e uma chegada no alto de Oropa (1ª categoria). O Prólogo faz o minuto a minuto a partir das 10h30.

Resultado 13ª etapa
1. Marco Canola (ITA) Bardiani – 3h37min20s
2. Jackson Rodriguez (VEN) Androni-Giocattoli mt
3. Angelo Tulik (FRA) Europcar mt
4. Nacer Bouhanni (FRA) FDJ +11s
5. Giacomo Nizzolo (ITA) Trek +11s
6. Elia Viviani (ITA) Cannondale +11s
7. Luka Mezgec (ESL) Giant-Shimano +11s
8. Ben Swift (GBR) Sky +11s
9. Tyler Farrar (EUA) Garmin-Sharp+11s
10. Borut Bozic (ESL) Astana +11s

Classificação geral após 13 etapas
1. Rigoberto Urán (COL) Omega Pharma – 53h15min06s
2. Cadel Evans (AUS) BMC +37s
3. Rafal Majka (POL) Tinkoff-Saxo +1min52s
4. Domenico Pozzovivo (ITA) Ag2r +2min32s
5. Wilco Kelderman (HOL) Belkin +2min50s
6. Nairo Quintana (COL) Movistar +3min29s
7. Fabio Aru (ITA) Astana +3min37s
8. Wout Poels (HOL) Omega Pharma +4min06s
9. Steve Morabito (SUI) BMC +3min37s
10. Robert Kiserlovski (CRO) Trek +4min41s