Sprint final

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Leandro Bittar

Alessandro Petacchi (Milram) conquistou nesta quarta-feira a 11ª etapa do Giro d’Italia. Mais rápido nos 198 km entre Serravalle Scrivia e Pinerolo, o italiano somou sua terceira vitória nesta edição da prova italiana. No sprint final, ele deixou para trás o compatriota Gabriele Balducci (Acqua e Sapone) e o australiano Robbie McEwen (Pedrictor). Esta foi a última etapa plana antes de uma série de incursões às montanhas. Petacchi, McEwen e outros sprinters anunciaram o abandono da competição e o início de uma preparação para o Tour de France, em julho. Chegou a vez e a hora dos escaladores. Uma série de tombos na linha de chegada marcou a etapa de hoje, na qual o italiano Andrea Noé (Liquigas) não teve dificuldades em manter a liderança da competição.


Bettini também estava na queda

Esta foi a terceira vitória obtida por Alessandro Petacchi, em quatro etapas disputadas. O italiano voltou a alegrar os milhões de tifosi que acompanham o Giro, após um péssimo desempenho no ano passado, quando abandonou a competição com uma lesão no joelho. Caminho inverso realizou Robbie McEwen. Depois de três vitórias em 2006, o ciclista australiano termina sua participação com apenas um sucesso, na segunda etapa.

Com um percurso predominantemente plano, a etapa de hoje serviu como um descanso aos ciclistas que sofreram na etapa de segunda-feira e último sossego antes de uma seqüência de etapas de montanhas assustadoras. Assim, o pelotão controlou com tranqüilidade a aventura do francês Mickael Buffaz (Cofidis) que chegou a abrir sete minutos de vantagem para o pelotão, mas foi engolido com menos cerca de 10 km para o final.


Buffaz parou por 3min, quando escapado

Como nos últimos dias, com o pelotão compacto, chegou a vez da Milram trabalhar para o sucesso do líder de sua equipe. E, mais um vez, o trabalho foi muito bem feito. Em grande forma, Petacchi justificou o esforço de seus companheiros e venceu por uma diferença mínima Balducci e McEwen, tanto que hesitou por alguns segundos em comemorar a vitória.

Depois da chegada bem sucedida dos primeiros colocados, uma cena cômica: com a chuva, vários ciclistas escorregaram nos anúncios pintados no chão e foram caindo um a um. O primeiro foi um ciclista da Tinkoff, que levou junto o campeão mundial Paolo Bettini (Quick Step).

O italiano Andrea Noé (Liquigas) chegou junto com o pelotão e conservou por mais um dia a liderança da competição e vestirá a camisa rosa na disputa da etapa de amanhã, quinta-feira. O 12º dia de competição será marcado pelos 163 km entre Scalenche e Briançon, com uma visita à França.

No percurso, o Colle dell`Agnello, com seus 2.744 metros e inclinações de 15%. Esta foi eleita a Cima Coppi desta edição. Outro desafio será o Col d’Izoard, com inclinações de 20 km.

Não deixe de acompanhar a cobertura ao vivo da 12ª etapa, a partir das 10h30, nesta quinta-feira. Saiba quem venceu a etapa em tempo real! Acesse
www.prologo.com.br/giroditalia

Classificação da 11ª etapa, entre Serravalle Scrivia e Pinerolo, com 198 km:
1) Alessandro Petacchi (ITA/Milram) 5h46min59s
2) Gabriele Balducci (ITA/Acqua & Sapone) m.t.
3) Robbie McEwen (AUS/Predictor) m.t.
4) Thor Hushovd (NOR/Crédit Agricole) m.t.
5) Danilo Napolitano (ITA/Lampre) m.t.
6) Angelo Furlan (ITA/Crédit Agricole) m.t.
7) Koldo Fernandez (ESP/Euskaltel) m.t.
8) Alexandre Usov (BLR/Ag2r) m.t.
9) Robert Förster (ALE/Gerolsteiner) m.t.
10) Enrico Gasparotto (ITA/Liquigas) m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após a 11ª etapa:
1) Andrea Noe' (ITA) 46h06min09s
2) Marzio Bruseghin (ITA/Liquigas) a 1min08s
3) David Arroyo (ESP/Lampre) a 1min15s
4) Patxi Vila (ESP/Caisse d´Epargne) a 1min38s
5) Evgeni Petrov (RUS/Lampre) a 1min48s
6) Emanuele Sella (ITA/Cerâmica Panaria) a 2min04s
7) Seguei Yakovlev (CAZ/Astana) a 2min06s
8) Danilo Di Luca (ITA/Liquigas) a 2min58s
9) Marco Pinotti (ITA/T-Mobile) a 3min11s
10) José Luis Rubiera (ESP/Discovery) a 3min22s