Quintana é o novo líder do Giro

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Apontado como o grande favorito antes do início do Giro d'Italia, Nairo Quintana enfim 'deu as cartas' na competição italiana. Mostrando estar recuperado da queda e resfriado que o prejudicaram na primeira metade da grande volta, o colombiano da Movistar não apenas venceu a 16ª etapa como tirou a diferença que tinha para o antigo líder, Rigoberto Urán (Omega Pharma), tornando-se o novo maglia rosa.

Imprimindo um ritmo muito forte na última montanha, Quintana não teve adversários na etapa desta terça-feira (27), cruzando com 4min11s de vantagem sobre seu compatriota Urán, o nono do dia. Com isso, reverteu a desvantagem de 2min40s transformando-a em uma vantagem de 1min41s. Outro ex-maglia rosa, Cadel Evans (BMC) teve um desempenho ainda pior e cruzou na 10ª posição. O australiano é o terceiro da geral, a 3min21s da liderança.

A 16ª etapa foi curta, com 'apenas' 139 km. Mas no caminho nada menos do que três montanhas, incluindo o Cima Coppi, ponto mais alto do Giro, que este ano coube ao Passo dello Stelvio, a 2.758 metros de altitude. O percurso foi o mesmo que originalmente estava programado para acontecer na 19ª etapa do Giro d'Italia 2013. No entanto, naquele dia, uma forte nevasca obrigou os organizadores a cancelarem o estágio.

E para este ano, as condições metereológicas ruins voltaram a aparecer. Na primeira metade da prova, até o topo de Passo dello Stelvio, chuva, neve e neblina formavam o cenário de uma prova que mais parecia um teste de resistência. Mesmo assim a prova prosseguia com Dario Cataldo como o 'primeiro vencedor'. O ciclista da Sky foi o primeiro a cruzar o Passo dello Stelvio levando 40 pontos na classificação dos montanhistas.

Image and video hosting by TinyPic
                          Uma forte nevasca atingiu os ciclistas na subida em Passo dello Stelvio

Neste instante, informações davam conta de que a longa descida de 25 km de Passo dello Stelvio seria neutralizada afim de se evitar acidentes. Mas não foi o que se viu com Cataldo, que iniciou a descida em alta velocidade. 

Posteriormente, a organização da corrida disse que a informação sobre a neutralização era um engano e pediu desculpas.

A descida serviu também para os primeiros ataques de Nairo Quintana. Apoiado por um bom grupo de gregários, o colombiano desgarrou-se do pelotão do maglia rosa, chegando ao plano com 1 min de vantagem para Urán.

A vantagem aumentou para 2 min antes da subida em Val Martello (21 km de extensão e 6,4% de inclinação média), última montanha do dia. E foi neste instante que começou o 'show' do colombiano. Imprimindo inúmeros pequenos ataques, Quintana deixou o grupeto e partiu para a liderança, acompanhado de Pierre Rolland (Europcar) e Ryder Hesjedal (Garmin-Sharp).

Em poucos minutos o trio alcançou Cataldo, que pouca força teve para acompanhá-los. A 5 km do final foi a vez de Rolland abandonar o grupo. Quintana e Hesjedal seguiram juntos até o último quilômetro, quase sempre com o colombiano na frente.

Nos últimos 1.000 metros, quando o trajeto chegava a 14% de inclinação, Quintana deu o derradeiro ataque para a vitória, fechando o percurso 4h42min35s, 8s à frente de Hesjedal.

No pelotão do maglia rosa, ataques de Kelderman (Belkin), Majka (Tinkoff-Saxo) e Aru (Astana) movimentaram os últimos quilômetros deixando em aberto a briga pelo segundo e terceiro lugar do pódio na classificação geral. Porque o topo, este parece já destinado a Quintana.

Após três dias de montanhas, o pelotão terá um 'refresco' na 17ª etapa. Serão 208 km entre Sarnonico e Vittorio Veneto em novo dia no plano. O Prólogo faz o minuto a minuto a partir das 10h30.

Image and video hosting by TinyPic
                       Assim que acabou a etapa, a Movistar logo preparou a bike rosa para Quintana

Resultado 16ª etapa
1 Nairo Alexander Quintana Rojas (Col) Movistar Team 4:42:35
2 Ryder Hesjedal (Can) Garmin Sharp 0:00:08
3 Pierre Rolland (Fra) Team Europcar 0:01:13
4 Wilco Kelderman (Hol) Belkin Pro Cycling Team 0:03:32
5 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale 0:03:37
6 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 0:03:40
7 Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo 0:04:08
8 Sebastian Henao Gomez (Col) Team Sky 0:04:11
9 Rigoberto Uran Uran (Col) Omega Pharma – Quick-Step Cycling Team 
10 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:04:48

Classificação geral após 16 etapas
1 Nairo Alexander Quintana Rojas (Col) Movistar Team 68:11:44
2 Rigoberto Uran Uran (Col) Omega Pharma – Quick-Step Cycling Team 0:01:41
3 Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team 0:03:21
4 Pierre Rolland (Fra) Team Europcar 0:03:26
5 Rafal Majka (Pol) Tinkoff-Saxo 0:03:28
6 Fabio Aru (Ita) Astana Pro Team 0:03:34
7 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale 0:03:49
8 Wilco Kelderman (Hol) Belkin Pro Cycling Team 0:04:06
9 Ryder Hesjedal (Can) Garmin Sharp 0:04:16
10 Robert Kiserlovski (Cro) Trek Factory Racing 0:08:02