Porte: "Meu objetivo é trabalhar para Contador."

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Tadeu Matsunaga

Melhor jovem no Giro d´Italia 2010 e um lugar entre os top 10, dessa forma o australiano Ritchie Porte (Saxo Bank) encerrou sua participação na corrida italiana no último ano. Em 2011, no entanto, as atenções do ciclista estão voltadas para auxiliar o espanhol Alberto Contador.

“Bjarne (Riis) tem deixado muito claro que estamos todos aqui para ajudar Alberto”, disse Porte. “Ele é o melhor naquilo que faz, por isso não faria sentido estar aqui, ser egoísta e pensar em mim. Somos uma equipe.”

Porte foi convocado para o Giro d´Italia de maneira tardia – menos de uma semana antes do início da prova. Ele reconheceu que não está no seu melhor nível, mas fará o possível para ajudar a Saxo Bank e Contador.

“Me pediram, na sexta-feira, se eu gostaria de participar do Giro”, lembrou. “É um choque, na verdade. Talvez mentalmente não esteja preparado como deveria, mas fisicamente estou me aproximando do ideal.”

O australiano sofreu uma queda durante a 5ª etapa, e acabou com ferimentos no braço direito e no joelho. Apesar dos machucados, Porte reforçou sua missão de ajudar Contador. Seu objetivo pessoal é disputar a vitória na última etapa – um contrarrelógio em Milão.