Pistoleiro armado

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Tadeu Matsunaga

O espanhol Alberto Contador (Saxo Bank) está preparado para encarar os próximos três dias do Giro d´Italia 2011. Nesta sexta-feira, o pelotão enfrenta a sequência mais temida do Giro, com montanhas como Grossglokner, Zoncolan e Gardeccia.

Após o ataque no Etna , na 9ª etapa, Contador garantiu a vitória, assegurou a maglia rosa e conquistou uma vantagem considerável frente a seus principais rivais: Vincenzo Nibali (Liquigas), Michelle Scarponi (Lampre) e Roman Kreuziger (Astana). O Pistoleiro admite ter chegado a “hora da verdade” dentro da prova, e sabe que deve receber inúmeros ataques ao longo das montanhas.

“Existem equipes que vão tentar surpreender e preciso estar atento, muito atento.Veremos como se desenrolam as etapas, mas estou pronto e quero fazer um grande papel no momento decisivo”, explicou Contador, que reiterou sua preferência pelo Zoncolan, onde o pelotão enfrentará oito quilômetros de subida no Crostis.

“Será difícil para todos. Não apenas pra mim, mas também para meus rivais na disputa pela liderança.”

Riis exalta forma do Pistoleiro

O diretor técnico da Saxo Bank, Bjarne Riis, reconheceu que o título não está garantido, mas acredita que a vantagem de Contador sobre os rivais é considerável, ainda mais com uma sequência dura de etapas à frente.

Riis mostrou-se confiante, no entanto, afirmou que a luta pela maglia rosa ainda está em aberto. “Todo dia é importante e mesmo depois dessas montanhas existem dias com etapas duras. Todos os dias são perigosos. É preciso estar atento” disse ao Cyclingnews .

Riis afirmou que nunca viu Contador tão bem fisicamente e insistiu que as outras equipes terão de atacá-lo se quiserem vencer o Giro. Porém, ele também insinuou que poderia atacar com Contador no topo do Grossglockner ou Zoncolan.”Quando você tem a possibilidade de ganhar, você não tem segurar ou reprmir a oportunidade”, disse Riis