Petacchi decola de novo

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Leandro Bittar

O italiano Alessandro Petacchi conquistou sua segunda vitória nesta edição do Giro d`Italia ao vencer a sétima etapa da competição, entre Spoleto e Scarperia. Com 254 km, esta foi o percurso mais longo da competição e exigiu dos atletas quase 7 horas de pedaladas. Petacchi, que chegou desacreditado à disputa, deixou para trás o norueguês Thor Hushovd (Crédit Agricole) e o italiano Paolo Bettini (Quick Step), atual campeão mundial. A liderança da competição continua com outro italiano, Marco Pinotti (T-Mobile) que não teve muito trabalho para se manter junto ao pelotão e sustentar a diferença em relação aos concorrentes ao título.

Com uma etapa predominantemente plana, o pelotão controlou uma fuga de quatro ciclistas – o espanhol Beñat Albizuri (Euskaltel), o suíço Rubens Bertogliati (Saunier Duval), o francês Fabien Patanchón (Française de Jeux) e o itaiano Elio Aggiano (Tinkoff) – que chegaram a abrir 11min de vantagem durante boa parte dos 254 km de hoje. Quando restavam cerca de 50 km, o pelotão tornou-se compacto e com um belo trabalho da Quick Step, de Paolo Bettini, conteve as pequenas tentativas de fuga que surgiram no caminho. A chegada da prova foi no autódromo de Mugello, que pertence à fabricante de automóveis Ferrari. A escolha foi uma homenagem aos 60 anos da empresa do “cavalinho rompante”.

Nos quilômetros finais, a equipe Milram, de Petacchi tomou a ponta do pelotão e controlou dois importantes ataques, o primeiro de Salvatore Comesso (Tinkoff) e o segundo do suíço Fabian Cancellara (CSC) que só foi ultrapassado a 200 m do final. Foi a deixa para Petacchi mostrar sua força e deixar para trás toda a má fase que o acompanhou na temporada passada. Paolo Bettini, que estava em sua roda, não pode com o sprinter e terminou em terceiro, atrás também de Thor Husovd. Como consolo, este foi o primeiro pódio de Bettini nesta edição do Giro. O campeão mundial teve um início de competição complicado, incluindo uma queda, e começa a dar sinais de que pode brigar por vitórias.

A vitória de Petacchi consolidou ainda mais sua liderança na classificação por pontos – a camisa ciclamino – mas o primeiro lugar na classificação geral continua inabalável. Marco Pinotti conseguiu manter a camisa rosa por mais um dia e permanece em primeiro lugar. O detalhe é que o italiano da T-Mobile pedalou quase toda a etapa na roda de outras equipes, já que seus companheiros não se mostraram fortes o bastante para controlar a ponta do pelotão.

A 8ª etapa da prova acontece neste domingo, entre Barberino di Mugello e Fiorano Modenese, com 194 km, e terá um percurso bem definido: primeira metade com inúmeras subidas e descidas e a segunda metade bem plana, quase uma descida. O roteiro permite inúmeros ataques e, um deles pode definir a vitória da etapa. Caso o pelotão controle a primeira metade da prova, teremos novamente uma chegada massiva.

Não deixe de acompanhar a cobertura ao vivo da 8ª etapa, a partir das 10h30, neste domingo. Saiba quem venceu a etapa em tempo real! Acesse
www.prologo.com.br/giroditalia

Classificação da 7ª etapa, entre Spoleto e Scarperia, com 254 km:
1- Alessandro Petacchi (ITA/Milram) 6h14min44s
2- Thor Hushovd (NOR/Crédit Agricole) m.t.
3- Paolo Bettini (ITA/Quick Step) m.t.
4- Danilo Napolitano (ITA/Lampre) m.t.
5- Jose Joaquín Rojas (ESP/Caisse d`Epárgne) m.t.
6- Alexandre Usov (BLR/Ag2r) m.t.
7- Maximiliano Richeze (ARG/Panaria) m.t.
8- Enrico Gasparotto (ITA/Liquigas) m.t.
9- Assan Bazayev (CAZ/Astana) m.t.
10- Koldo Fernandez (ESP/Euskaltel) m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após a 7ª etapa:
1- Marco Pinotti (ITA/T-Mobile) 29:59:16
2- Hubert Schwab (SUI/Quick Step) 3:30
3- Danilo di Luca (ITA/Liquigas) a 4min12s
4- Franco Pellizotti (ITA/Liquigas) a 4min38s
5- Andrea Noe' (ITA/Liquigas) a 4min47s
6- Vincenzo Nibali (ITA/Liquigas) a 4min47s
7- Luis Felipe Laverde (COL/Panaria) a 4min49s
8- Andy Schleck (LUX/CSC) a 5min05s
9- Damiano Cunego (ITA/Lampre) a 5min06s
10- David Zabriskie (EUA/CSC) 5min15s