Os protagonistas do Giro

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

Veja quais os principais ciclistas para a disputa da 89ª edição do Giro d´Italia, que começa no próximo sábado, dia 6.

Discovery Channel
Liderada por Paolo Savoldelli, que luta pelo tricampeonato, a equipe americana tem ainda os espanhóis Manuel Beltrán e José Luis Rubiera para as etapas de montanha e o experiente russo Viatcheslav Ekimov para os contra-relógios.

AG2R Prevoyance
A equipe francesa não traz seus maiores nomes para o Giro e deve fazer papel de figurante.

Bouygues Télécom
Cerca de metade dos ciclistas têm menos de 25 anos e participam da prova para ganhar experiência. O francês Sébastien Chavanel pode lutar por vitória em alguma etapa propícia para sprinters.

Illes Balears-Caisse d’Epargne
Como a equipe espanhola privilegia o Tour de France e a Vuelta a España, participa do Giro com um efetivo formado por atletas de menor expressão. O único capaz de lutar por vitórias é o experiente passista José Iván Gutiérrez.

Ceramica Panaria-Navigare
Equipe do circuito UCI Europa Tour, participa como convidada. Desfalcada de seu maior destaque,o jovem sprinter Paride Grillo, que se recupera de uma bronquite, a equipe aposta no mexicano Julio Pérez Cuapio, o melhor escalador do Giro de 2002.

Cofidis
Não tem ciclistas para lutar pela vitória. Concentra suas energias em ganhar etapas. Na montanha, tem o talento do colombiano Iván Parra, que venceu duas etapas no Giro do ano passado.

Crédit Agricole
Sem seus ciclistas mais destacados, que se poupam para o Tour de France, a equipe francesa vem como franco-atiradora, sonhando com vitórias de etapa.

Davitamon
A equipe belga tem como grande objetivo vencer etapas. Para isso, conta com o sprinter australiano Robbie McEwen.

Euskaltel-Euskadi
O Giro não é prioridade da equipe espanhola, que trouxe ciclistas jovens para ganhar experiência, como o passista Koldo Fernández. O único capaz de surpreender em alguma etapa é o veterano escalador Roberto Laiseka.

Française des Jeux
Vem com seu líder, o sprinter australiano Bradley McGee, oitavo na classificação geral em 2004, para buscar vitórias de etapa.

Gerolsteiner
O experiente Davide Rebellin lidera a equipe alemã, que tem como principal meta vencer etapas. O sprinter alemão Robert Förster é a maior esperança para realizar esse objetivo.

Lampre-Fondital
Coloca suas esperanças em Damiano Cunego, que busca reeditar a vitória de 2004 depois de um decepcionante 18º lugar no ano passado.

Liberty Seguros
O polonês Dariusz Baranowski e o espanhol Marcos Serrano – vencedor de uma etapa no Tour do ano passado – tentam surpreender e levar alguma etapa.

Liquigas
Vem com uma equipe sólida, pronta para trabalhar pela vitória de Danilo Di Luca, quarto colocado em 2005, que tem o Giro como uma de suas prioridades na temporada.

Phonak
Almeja vitórias de etapa com o sprinter Fabrizio Guidi, o polivalente Axel Merckx e o contra-relogista colombiano Victor Hugo Peña.

Quick Step-Innergetic
Sem suas estrelas belgas, a equipe tem como meta ganhar etapas com o ex-tricampeão mundial Paolo Bettini.

Rabobank
Visa vitórias de etapa com o dinamarquês Michael Rasmussen, o melhor escalador do Tour do ano passado, e com outro especialista em montanhas, o colombiano Mauricio Ardilla.

Saunier Duval-Prodir
A equipe espanhola trabalha para o escalador italiano Gilberto Simoni, campeão em 2001 e 2003 e vice em 2005.

Selle Itália
O principal objetivo da equipe é reeditar a bela performance do escalador venezuelano José Rujano Guillén, que surpreendeu em 2005: foi o terceiro colocado na classificação geral, levou a camisa de melhor escalador e ainda venceu duas etapas.

CSC
Ivan Basso é um dos favoritos à vitória. O americano Bobby Jullich pode surpreender em alguma etapa pouco acidentada e o espanhol Carlos Sastre pode levar alguma montanhosa.

Milram
A grande meta da equipe é conquistar algumas vitórias de etapa com o potente sprinter italiano Alessandro Petacchi.

T-Mobile
A equipe alemã visa vitórias de etapa, especialmente com o contra-relogista australiano Michael Rogers, atual campeão do mundo da modalidade. Jan Ullrich participa apenas com a intenção de aprimorar a forma para o Tour.