Os favoritos a maglia rosa

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Tadeu Matsunaga

O Giro d´Italia começa neste sábado, dia 7, com um contrarrelógio por equipes na cidade de Turim. A prova deve ser uma das mais equilibradas e dura dos últimos tempos e promete uma árdua disputa pela maglia rosa.

Alberto Contador, Denis Menchov, Michelle Scarponi, Viincenzo Nibali, Roman Kreuziger e Joaquin Rodriguez são alguns dos principais nomes da competição. O espanhol, tricampeão do Tour de France, aparece como franco favorito. Já Menchov, Scarponi, Nibali, Kreuziger, Purito Rodriguez e companhia tem a missão de impedir o bicampeonato do espanhol em solo italiano – o que representaria seu sexto título em grandes voltas.

Confira o nome dos favoritos no Giro d´Italia 2011

Alberto Contador (Saxo Bank)
O grande favorito Tem cinco títulos de grandes voltas , com um currículo invejável e um talento mutio acima da média. Ganhou o Giro em 2008, sem conhecer o percurso e seus rivais. Aguarda a decisão do TAS sobre seu suposto doping.

Denis Menchov (Geox)
Vencedor do Giro d´Italia 2009, a prova é seu principal objetivo após a Gexo ter ficado de fora do Tour de France. Talvez sofra um pouco nas montanhas, apesar de ser um escalador nato. Está bem preparado.

Vincenzo Nibali (Liquigas)
Quer repetir o sucesso do companheiro Ivan Basso e subir ao topo do pódio em Milão, superando o terceiro lugar no último ano. Sua preparação tem sido miletricamente planejada, com concentrações na altitude.

Joaquim Rodriguez (Katusha)
A montanha do Giro 2011 pode jogar ao seu favor. Sonha alto e conta com 100% da equipe trabalhando a seu favor. É ambicioso, não teme a ninguém, e seus ataques podem levá-lo a maglia rosa

Michele Scarponi (Lampre-DSI)
Escalador nato, tem sua grande chance e aposta tudo na vitória. Juntamente com Nibali, é a grande esperança da Itália para destronar Contador. Cada ano parace melhor e mais forte e pode fazer estrago nas montanhas.

Igor Anton (Euskaltel-Euskadi)
Outro montanhista, mas não chega tão confiante para a disputa no geral. Seu objetivo é vencer uma etapa, mas em caso de vacilo dos adversários pode incomodar.

Roman Kreuziger (Astana)
O Giro pode responder se chega e define como um nome para as grandes voltas ou se continua oscilando na elite. Tem sido irregular na temporada.

Emanuele Sella (Androni)
Se recuper o nível de 2009, quando foi praticamente imbatível nas montanhas, complicará e muito a vida dos concorrentes. A princípio, busca uma vitória por etapa.

Tiago Machado (Radio Shack)
Um ciclista que tem ganhado espaço, é visto como revelação e começa a explorar seu potencial em grandes voltas. Um desafio para o português e sua equipe, a RadioShack.

David Arroyo (Movistar Team)
Terminou em segundo no último ano e defendeu a maglia rosa com unhas e dentes. Corredor regular, será mais visado no pelotão.

Carlos Sastre (Geox-TMC)
Campeão do Tour de France e quarto no Giro 2009, o veterano, a príncipio, trabalha para auxiliar Menchov. Caso abra uma oportunidade, pode surpreender.