O pulo do Gatto

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Leandro Bittar

Uma etapa plana, entre duas de montanha, normalmente é um dia tranquilo no pelotão. Uma das poucas chances para os velocistas nesta edição do Giro d’Italia, a 8ª etapa, com 217 km entre Sapri e Tropea teve mais emoção do que o previsto e o resultado foi surpreendente.

A surpresa não foi só pela vitória de Óscar Gatto (Farnese Vini), que saltou a 1,5 km da meta para vencer escapado e deixar o pelotão para trás. Mas também pelo contraataque de Alberto Contador (Saxobank), que terminou a etapa em segundo e, com a bonificação de 12s mais a vantagem para o pelotão, pulou para quinto lugar na classificação geral, superando os rivais Scarponi e Nibali.

O dia foi marcado pelo percurso plano e pela fuga heróica de dois ciclistas, Mirko Selvaggi (Vacansoleil) e Leonardo Giordani (Farnese Vini), que andaram diante do pelotão por 208 km e chegaram a ter mais de 11 minutos de vantagem.

Mesmo assim, em nenhum momento transpareceu que eles poderiam roubar a chegada dos velocistas.

Com as equipes dos sprinters trabalhando em pleno vapor a diferença foi cortada rapidamente e eles foram neutralizados com sete quilômetros para a meta.

O ponto-chave da etapa foi uma pequena subida, há 1,8 km da chegada em Tropea. Muito estreita e com muitas curvas, era impossível controlar o pelotão e quem se posicionou na ponta levou vantagem.

Popovych (RadioShack) tentou o primeiro ataque, mas em seguida Gatto partiu para a vitória. Com Contador em seu encalço, o ciclista resistiu bem e venceu com poucos metros sobre o espanhol.

O pelotão chegou 5s depois, com a vitória de Alessandro Petacchi. Já o brasileiro Murilo Fischer (Garmin), cotado como favorito, terminou na décima quinta colocação.

Peter Weening (Rabobank) se manteve com a maglia rosa por mais um dia.

Amanhã o pelotão parte para a primeira etapa de alta montanha, que passará duas vezes pelo vulcão Etna. Isso, se o vulcão, ativo, permitir a realização da etapa.

Classificação da 8a etapa
1 Oscar Gatto (ITA/Farnese Vini) 4h59min45s
2 Alberto Contador Velasco (ESP/Saxo Bank) m.t.
3 Alessandro Petacchi (ITA/Lampre – ISD) a 5s
4 Alexander Kristoff (NOR/BMC) m.t.
5 Roberto Ferrari (ITA/Androni Giocattoli) m.t.
6 Davide Appollonio (ITA/Sky) m.t.

Classificação Geral
1 Pieter Weening (HOL/Rabobank) 28h09min49s
2 Kanstantsin Sivtsov (BLR/HTC-Highroad) a 2s
3 Marco Pinotti (ITA/HTC-Highroad) m.t.
4 Christophe Le Mevel (FRA/Garmin-Cervelo) a 5s
5 Alberto Contador Velasco (ESP/Saxo Bank Sungard) a 13s
6 Michele Scarponi (ITA/Lampre – ISD) a 14s