O dono do Giro

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Tadeu Matsunaga

O Giro d´Italia termina no próximo dia 29 de maio, em Milão, mas o desfecho da prova – ao menos em relação a classificação geral – parece selado. Mesmo com as péssimas condições climáticas na Áustria, a 13ª etapa do Giro, com encerramento no topo do Grossglockner, intensificou a superioridade de Alberto Contador (Saxo Bank) frente ao pelotão.

O espanhol protagonizou um ataque avassalador na última subida do dia, o Grossglockner ( 13.5 km e 6.8% de inclinação média), e assim como no Etna foi acompanhado apenas por José Rujano (Androni Giocattoli), que conquistou a vitória na etapa. Um grande resultado para o time italiano. Michelle Scarponi (Lampre) foi o único a tentar perseguir a dupla – sem sucesso.

Com o resultado, Contador conseguiu uma vantagem significativa na luta pela maglia rosa e, caso nada fora do comum aconteça, é favorito para a conquista do bicampeonato, mesmo com oito etapas pela frente – duas de alta montanha. John Gadret (AG2R La Mondiale) foi o terceiro colocado – 1min27s atrás do Pistoleiro e Rujano.

Vincenzo Nibali (Liquigas) terminou no mesmo grupo de Scarponi, Roman Kreuziger, Igor Ànton e Denis Menchov. Principal ameaça ao título de Contador, Nibali tem uma desvantagem de 3min09s na classificação geral.

Pieter Weening (Rabobank), Pablo Lastras e Branislau Samoilau (Movistar), Rafael Valls (Geox), Alberto Losada (Katusha), Angel Vicioso (Androni), Craig Lewis (HTC), Lars Petter Nordhaug (Sky), veteran Andrea Noe (Farnese Vini), Johnny Hoogerland (Vacansoleil), Rinaldo Nocentini (Ag2r), Kristof Vandewalle (Quick Step), Cameron Meyer (Garmin) e Alessandro Spezialetti (Lampre) protagonizaram a fuga do dia.

Os escapados, no entanto, acabaram neutralizados antes da escalada do Grossglockner, depois de um grande trabalho da Euskaltel-Euskadi, que trazia Igor Ánton para disputar a etapa.

Com duas etapas de montanha extremamente difíceis no final de semana, as coisas ainda podem mudar, mas Contador lidera no geral, na classificação de montanha e por pontos, o que reflete sua superioridade e força até agora.

Classificação etapa

1 Jose Rujano Guillen (Ven) Androni Giocattoli 4:45:54
2 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard
3 John Gadret (Fra) AG2R La Mondiale 0:01:27
4 Hubert Dupont (Fra) AG2R La Mondiale 0:01:29
5 Igor Anton Hernandez (Spa) Euskaltel-Euskadi
6 Roman Kreuziger (Cze) Pro Team Astana 0:01:36
7 Michele Scarponi (Ita) Lampre – ISD
8 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale
9 Vasili Kiryienka (Blr) Movistar Team
10 Denis Menchov (Rus) Geox-TMC

Classificação geral

1 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 49:40:58
2 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:03:09
3 Michele Scarponi (Ita) Lampre – ISD 0:03:16
4 David Arroyo Duran (Spa) Movistar Team 0:03:25
5 Roman Kreuziger (Cze) Pro Team Astana 0:03:29
6 Kanstantsin Sivtsov (Blr) HTC-Highroad 0:03:53
7 Igor Anton Hernandez (Spa) Euskaltel-Euskadi 0:04:02
8 John Gadret (Fra) AG2R La Mondiale 0:04:06
9 Matteo Carrara (Ita) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team 0:04:35
10 Hubert Dupont (Fra) AG2R La Mondiale 0:04:38