Mayo confirma boa fase da Saunier Duval

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Christian Baines

O escalador Iban Mayo (Saunier Duval) venceu a 19ª etapa do Giro d´Italia, disputada nesta sexta-feira, entre Treviso e Terme di Comano, e é o quarto atleta da equipe espanhola a vencer na competição – os outro são Gilberto Simoni, Ricardo Riccó e Leonardo Piepoli. O italiano Danilo Di Luca (Liquigas) segue com a camisa rosa.

O espanhol realizou a fuga já na descida da primeira escalada da prova, o Pian delle Fugazze, junto com um grupo de outros seis ciclistas. Mayo e seu compatriota Alberto Losada (Caisse d´Epargne), porém, se destacaram e avançaram em dupla.

Próximo à meta volante de montanha do Passo Ballino, Mayo voltou a atacar e deixou Losada para trás, rumando sozinho para o trecho final. Ainda foi ameaçado por grupettos, e, sobretudo, pelo dinamarquês Michael Rasmussen (Rabobak), depois, por Giovanni Visconti (Quick Step), mas manteve-se firme para garantir sue primeiro triunfo na temporada.

Primeiro título de Di Luca
Atenta a possíveis ataques na primeira das subidas da prova, a equipe do maglia rosa Liquigas controlou a etapa e impediu que os grandes líderes tentassem algo.

Mayo aproveitou a circunstância. Di Luca e sua esquadra tiveram apenas que ditar o ritmo do pelotão para que os atletas escapados não tomassem muita distância. Afinal, dentre eles estava o russo Evgeni Petrov, então oitavo colocado na classificação geral.

Di Luca acabou cruzando a linha de chegada com apenas 3min13s de atraso em relação a Mayo e praticamente assegurou a camisa rosa de campeão. O italiano tem mais de dois minutos de vantagem sobre o segundo colocado, o jovem luxemburguês Andy Schleck (CSC). Dificilmente perderá essa diferença amanhã, na etapa de contra-relógio de 42 km entre Bardolino e Verona.

Apesar de nunca ter sido campeão do Giro d´Italia, como seus rivais diretos Damiano Cunego (2004), Gilberto Simoni (2001 e 2003) e Paolo Savoldelli (2002 e 2005), Di Luca chegou à competição bem cotado por causa de seu ótimo desempenho nas provas clássicas de primavera desse ano – venceu a Liège-Bastogne-Liège, foi o terceiro colocado na Amstel Gold Race e na Flèche Wallonne.

Confira a transmissão em tempo real da 20ª etapa neste Prólogo, a partir das 10h30.

Classificação 19ª etapa, entre Treviso e Terme di Comano, com 179km:
1) Iban Mayo (ESP/Saunier Duval) 4h34min49s
2) Giovanni Visconti (ITA/Quick Step) a 43s
3) Marco Marzano (ITA/Lampre) a 1min04s
4) Michael Rasmussen (DIN/Rabobank) a 1min08s
5) Evgeni Petrov (RUS/Tinkoff) m.t.
6) Mario Aerts (BEL/Predictor) a 2min54s
7) Lorenzo Bernucci (ITA/T-Mobile) a 2min58s
8) Maximiliano Richeze (ARG/Ceramica Panaria) a 3min13s
9) Lilian Jegou (FRA/Française des Jeux) m.t.
10) Josep Jufre Pou (ESP/Predictor) m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após a 19ª etapa
1) Danilo Di Luca (ITA/Liquigas) 86h46min28s
2) Andy Schleck (LUX/CSC) a 2min24s
3) Gilberto Simoni (ITA/Saunier Duval) a 2mins28s
4) Damiano Cunego (ITA/Lampre) a 3min29s
5) Eddy Mazzoleni (ITA/Astana) a 3min46s
6) Ricardo Riccó (ITA/Saunier Duval) a 5min19s
7) Evgeni Petrov (RUS/Tinkoff) a 8min20s
8) David Arroyo (ESP/Caisse d´Epargne) a 10min
9) Franco Pellizotti (ITA/Liquigas) a 10min39s
10) Marzio Bruseghin (ITA/Lampre) a 10min55s