Luis Laverde surpreende

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

O colombiano Luis Felipe Laverde (Ceramica Panaria), de 27 anos, venceu neste domingo a 14ª etapa do Giro d´Italia, disputada entre Aosta e Domodossola (223 km). Laverde superou o espanhol Francisco Pérez (Illes Balears) no sprint. O resultado não alterou a situação nos primeiros postos da classificação geral, ocupados por Ivan Basso (CSC), José Enrique Gutiérrez (Phonak) e Paolo Savoldelli (Discovery).

Marcada por constantes e bruscas variações altimétricas, a etapa deste domingo começou com a subida do Gran San Bernardo (1875 m), seguida por um trecho relativamente plano até a longuíssima subida do Sempione (2.005 m), a cerca de 60 km da meta. Esse perfil era um convite às fugas e foi o que aconteceu. Antes do km 30, onze ciclistas se desgarraram do pelotão: Francisco Pérez (Illes Balears), Luis Felipe Laverde e Fortunato Baliani (Ceramica Panaria), Rafaele Iliano (Selle Italia), Sandy Casar (Française des Jeux), Paolo Tiralongo (Lampre), Stefan Schumacher (Gerolsteiner), Johan Tschoop e Steve Zampieri (Phonak) e Iván Parra (Cofidis). O grupo trabalhou de modo coeso e conseguiu abrir uma confortável vantagem sobre o pelotão, em que estavam Basso e os principais favoritos à vitória final no Giro. Essa vantagem chegou a ser de 9min30s. A descida do Sempione, de 50 km, não era propícia a ataques, pois tinha estrada larga, com curvas pouco acentuadas. No fim da descida começaram os ataques no grupo de onze escapados, mas o vento de face dificultava a tarefa dos ciclistas mais agressivos. A 6 km da meta, Francisco Pérez lançou um ataque bem-sucedido, e foi seguido por Laverde, que não colaborou com o espanhol, limitando-se a seguir sua roda. Pérez tentou se livrar do colombiano, sem êxito, e isso foi fatal para suas pretensões à vitória, pois desgastou-se e chegou cansado no sprint, facilmente vencido por Laverde. Os nove companheiros de fuga chegaram a 7 segundos, em sprint vencido por Paolo Tiralongo. O pelotão de favoritos chegou com atraso de 7min44s, encabeçado por Paolo Bettini (Quick Step)

O maior beneficiado na etapa deste domingo foi o francês Sandy Casar, que estava no grupo de escapados e deu um grande salto na classificação geral, ocupando agora a sexta posição.

A etapa desta segunda-feira (189 km entre Mergozzio e Brescia) é praticamente plana, perfeita para os sprinters ainda presentes na prova.

Classificação da 14ª etapa do Giro d`Italia 2006 – Alessandria – La Thuile, com 218 km:

1- Luis Felipe Laverde (COL) Ceramica Panaria 5h27min05s
2- Francisco Pérez Sánchez (ESP) Illes Balears m.t
3- Paolo Tiralongo (ITA) Lampre a 7s
4- Stefan Schumacher (ALE) Gerolsteiner m.t.
5- Raffaele Illiano (ITA) Selle Italia m.t.
6- Fortunato Baliani (ITA) Ceramica Panaria m.t.
7- Sandy Casar (FRA) Française des Jeux m.t.
8- Iker Flores (ESP) Euskaltel m.t.
9- Steve Zampieri (SUI) Phonak m.t.
10- Johann Tschopp (SUI) Phonak m.t.

CLASSIFICAÇÃO GERAL – depois de quatorze etapas:
1- Ivan Basso (ITA) CSC 55h28min25s
2- José E. Gutiérrez (ESP) Phonak a 3min27s
3- Paolo Savoldelli (ITA) Discovery a 5min30s
4- Wladimir Belli (ITA) Selle Italia a 7min35s
5- Gilberto Simoni (ITA) Saunier Duval 8min
6- Sandy Casar (FRA) Française des Jeux a 8min01s
7- Franco Pellizotti (ITA) Liquigas a 8min14s
8- Tom Danielson (EUA) Discovery a 8min35s
9- Damiano Cunego (ITA) Lampre a 8min58s
10- Danilo Di Luca (ITA) Liquigas a 10min36s