Ligeiro McEwen

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Christian Baines

O australiano Robbie McEwn (Predictor-Lotto) venceu a segunda etapa do Giro d´Italia, nesse domingo, e mostrou por que já é tido como especialista em pedalar na roda de outras equipes. O italiano Danilo Di Luca (Liquigas) é o novo dono da “maglia rosa”.

A Milram conduziu seu sprinter Alessandro Petacchi, com McEwen e Paolo Bettini (Quick Step) na cola, até os últimos 200 metros. No momento final, porém, o australiano e o campeão mundial ultrapassaram Petacchi e o deixaram apenas com a terceira colocação.

“Não posso dizer que a equipe não esteve bem hoje. Foi Petacchi quem não estava bem”, afirmou o próprio ciclista. “Estou contente pelo resultado, depois de ter tido uma complicada temporada no ano passado. Talvez precise recuperar totalmente minha forma, mas espero vencer pelo menos uma etapa.”

“A descida final até Bosa deixou a etapa bastante perigosa. Eu sabia que Bettini estava na minha roda e me assegurei de mantê-lo longe quando me aproximei de Petacchi”, conta o vencedor McEwen.

O declive até Bosa, aliás, acabou causando uma queda no pelotão a 1300 metros da meta final, deixando vários ciclistas de fora do sprint final. Então líder da competição, Enrico Gasparotto (Liquigas) foi prejudicado pelo acidente e perdeu a “maglia rosa” para o líder de sua equipe Di Luca, que se manteve no primeiro grupo de ciclistas. Gasparotto vestirá, agora, a “maglia bianca”, de melhor jovem.

Novo líder devido ao critério de posições, Di Luca lamentou a queda do pelotão nos quilômetros finais. “Foi ruim por causa do acidente no final, mas estou feliz por vestir a ‘maglia rosa’. Não vi a queda. Estava um pouco à frente.”

Classificação 2ª etapa, Tempio Pausania – Bosa, 205 km:
1) Robbie McEwen (Predictor-Lotto)
2) Paolo Bettini (Quickstep)
3) Alessandro Petacchi (Milram)
4) Assan Bazayev (Astana)
5) Maximiliano Richeze (Ceramica Panaria-Navigare)

Classificação – após 2ª etapa:
1) Danilo Di Luca (Liquigas)
2) Enrico Gasparotto (Liquigas)
3)Vincenzo Nibali (Liquigas)
4)Charles Wegelius (Liquigas)
5)Andrea Noè (Liquigas)