Laverde vence e Pinotti é novo líder

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Christian Baines

Na primeira vez em que o pelotão mostrou-se indiferente aos ataques, o colombiano Luis Felipe Laverde (Ceramica Panaria) venceu a sexta etapa do Giro d´Italia, disputada nesta sexta-feira, entre Tivoli e Spoleto, e o italiano Marco Pinotti (T-Mobile), segundo colocado, roubou a “maglia” rosa de Danilo Di Luca (Liquigas).

O então líder da competição chegou a declarar antes da etapa que não se preocuparia com a camisa rosa nessa etapa. A prova decisiva, segundo ele, será na segunda-feira. Além disso, dizia-se que a equipe Liquigas não queria manter-se com a camisa rosa, para evitar que apenas seus atletas trabalhassem nas perseguições do pelotão.

E foi isso que aconteceu. O pelotão não reagiu às fugas e Laverde e Pinotti, dentre o grupo de cinco ciclistas que escaparam no km 83 da prova, cruzaram a linha de chegada com sete minutos de vantagem sobre o pelotão. Diferença suficiente para Pinotti – 3 minutos e 11 segundos atrás de Di Luca antes da etapa – assumir a liderança.

O italiano, porém, não deve se manter na liderança por muito tempo. Até mesmo porque sua equipe, a T-Mobile já viu três de seus atletas abandonarem a competição. “É a primeira camisa de líder da carreira. Para mim, foi um grande gesto deixar Laverde vencer. Eu estava seguro da “maglia” rosa, então nós dois conquistamos algo”, afirmou o ciclista de 31 anos.

Essa é a segunda conquista de Laverde. No ano passado, o colombiano já havia sido o mais rápido na 14ª etapa do Giro do ano passado. “Hoje, as coisas foram muito bem na fuga e estou muito feliz com essa vitória. Eu fiquei com a etapa, e ele (Pinotti) ficou com a camisa rosa. Foi um grande gesto”, contou Laverde a respeito da tática entre ele e Pinotti no final da etapa.

O percurso da etapa contou com três subidas. O Monte Terminillo, com 21 quilômetros de extensão e com pontos de 12% de inclinação máxima, era o primeiro das três metas volantes da prova. Os outros dois, nas outras duas escaladas, eram na Forca Capistrello e Forca di Cerro – essa com pontos de 17% de inclinação máxima. Vê se que a prova era propícia a ataques. Era um dia de bastante trabalho ao pelotão, sobretudo, à Liquigas, se quisesse manter-se na liderança. Mas não queria.

O quinteto formado por Daniele Contrini (Tinkoff), Christophe Kern (Crédit Agricole) e Hubert Schwab (Quickstep), além de Laverde e Pinotti, não teve trabalho, portanto, para abrir diferença sobre o pelotão. Laverde e Pinotti forçaram o ritmo alguns quilômetros mais tarde e seguiram a prova em dupla. Na linha de chegada, como era previsível não houve uma grande disputa. Pinotti abriu mão da vitória, pois já era o “maglia” rosa. “O ciclismo é maravilhoso. E essas estratégias estão previstas”, justificou Pinotti.

O francês Kern foi o terceiro colocado, seguido do suíço Schwab e do italiano Contrini. O sexto colocado foi Fortunato Baliani (Cerâmica Panaria), que se desprendeu do pelotão nos quilômetros finais de olho na disputa das metas volantes de montanha. O sprinter Alessandro Petacchi foi o mais rápido do pelotão e conquistou a sétima colocação – desempenho que lhe garante a permanência com a camisa ciclamino.

No sábado, o pelotão enfrenta a etapa mais longa do Giro. Serão 254 quilômetros entre Spoleto e Scarperia, com apenas uma pequena subida, “Valico Croce a Mori”, a 56 quilômetros da linha de chegada.

Não deixe de acompanhar a cobertura ao vivo da 7ª etapa, a partir das 10h30, neste sábado. Saiba quem venceu a etapa em tempo real! Acesse
www.prologo.com.br/giroditalia

Classificação 6ª etapa: Tivoli – Spoleto (177 km)
1) Luis Felipe Laverde (COL/Ceramica Panaria) 4h58min23s
2) Marco Pinotti (ITA/T-Mobile) m.t.
3) Christophe Kern (FRA/Crédit Agricole) a 1min30s
4) Hubert Schwab (SUI/Quickstep) a 1min34s
5) Daniele Contrini (ITA/Tinkoff) a 3min45s
6) Fortunato Baliani (ITA/Cerâmica Panaria) a 6min55s
7) Alessandro Petacchi (ITA/Milram) a 7min09s
8) Alexandre Usov (BLR/Ag2r) m.t.
9)Giuseppe Palumbo (ITA/Aqua&Sapone)

Classificação – após 6ª etapa
1) Marco Pinotti (ITA/T-Mobile) 23h44min32s
2) Hubert Schwab (SUI/Quickstep) a 3min30s
3) Danilo Di Luca (ITA/Liquigas) a 4min12s
4) Franco Pellizotti (ITA/Liquigas) a 4min38s
5) Andrea Noe' (ITA/Liquigas) a 4min47s
6) Vincenzo Nibali (ITA/Liquigas) m.t.
7) Luis Felipe Laverde (COL/CeramicaPanaria) a 4min49s
8) Andy Schleck (LUX/CSC) a 5min05s
9) Damiano Cunego (ITA/Lampre) a 5min06s
10) David Zabriskie (EUA/CSC) a 5min15s