Italianos dominam 2ª etapa do Giro

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Cesar Candido dos Santos

O italiano Riccardo Ricco, da Saunier Duval, venceu neste domingo, dia 11 de maio, a segunda etapa do Giro d´Italia, disputada entre Cefalu e Agrigento. O percurso de 207 km teve um final emocionante, e cinco atletas da Itália chegaram ao sprint com chances de vitória.

Ricco terminou a etapa em 5h48min35s. Seus compatriotas Danilo Di Luca (LPR) e Davide Rebellin (Gerolsteiner) completaram o pódio. O também italiano Franco Pellizotti, da Liquigas, foi o quarto colocado e agora é o novo dono da “maglia rosa”, que antes pertencia ao norte americano Christian Vande Velde. O ciclista de equipe verde-limão lidera a competição com o tempo de 6h15min16s.

A Prova
A segunda etapa foi marcada pela longa fuga dos ciclistas Jeremy Roy (Francaise des Jeux) e David Loosli (Lampre). Eles se desligaram do pelotão logo nos primeiros quilômetros, e, em pouco tempo, abriram uma vantagem de mais de 10 minutos. A única quebra do dia foi contida a 50 km da linha de chegada e o grupo seguiu compacto até o final.

A Slipstream comandou o pelotão durante boa parte da prova, para defender a camisa rosa de Vande Velde, mas, no trecho final, a LPR assumiu a liderança do grupo e preparou o terreno para o atual campeão Danilo Di Luca vencer a etapa. No último quilômetro, o espanhol Joaquim Rodriguez surpreendeu a todos e iniciou um ataque. A 100 m do final, ele foi ultrapassado pelos italianos Di Luca, Pellizotti e Paolo Savoldelli (Lampre) e Riccardo Ricco, que venceu o sprint.

A má notícia deste domingo foi a queda dos ciclistas David Zabriskie (Slipstream) e Alberto Contador (Astana). Eles perderam o equilíbrio após passarem por uma linha de trem que cruzava a estrada, e foram ao chão. Contador sofreu apenas arranhões e seguiu na disputa, mas Zabriskie precisou ser atendido pela equipe médica e abandonou a prova.

O brasileiro Luciano Pagliarini, da Saunier Duval, cruzou a linha de chegada 11min40s depois dos líderes e ficou na 165ª posição.

Nesta segunda-feira, dia 12 de maio, será disputada a terceira etapa do Giro d´Italia 2008, e os ciclistas percorrerão 208 km entre Catania e Milazzo.

Classificação da 2ª etapa
1 – Riccardo Ricco (ITA/Saunier Duval) 5h48min35s
2 – Danilo Di Luca (ITA/LPR) m.t.
3 – Davide Rabellin (ITA/Gerolsteiner) m.t.
4 – Franco Pellizotti (ITA/Liquigas) m.t.
5 – Paolo Savoldelli (ITA/LPR) m.t
6 – Joaquim Rodriguez (ESP/Caisse d’Epargne) m.t.
7 – VEIKKANEN Jussi Veikkanen (FIN/Française des Jeux) a 4s
8 – Vicenzo Nibali (ITA/Liquigas) a 8s
9 – Leonardo Piepoli (ITA/Saunier Duval) m.t.
10 – Andreas Klöden (ALE/Astana) m.t.
165 – Luciano Pagliarini (BRA/Saunier Duval) 11min40s

Classificação geral após a 2ª etapa
1 – Franco Pellizotti (ITA/Liquigas) 6h15min16s
2 – Christian Vande Velde (USA/Slipstream) a 1s
3 – Chris Sorensen (DIN/CSC) a 7s
4 – Danilo Di Luca (ITA/LPR) a 7s
5 – Morris Possoni (ITA/High Road) a 8s
6 – Vincenzo Nibali (ITA/Liquigas) a 8s
7 – Nick Sorense (DIN/CSC) a 17s
8 – Bradley McGee (AUS/CSC) as 17s
9 – Kanstantsin Siutsou (BLR/High Road) a 18s
10 – Paolo Savoldelli (ITA/LPR) a 19s
186 – Luciano Pagliarini (BRA/Saunier Duval) 14min38s