High Road dá vitória a Greipel

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Cesar Candido dos Santos

O alemão André Greipel venceu nesta quarta-feira, dia 28 de maio, a 17ª etapa do Giro d´Italia após um excelente trabalhou de sua equipe, a High Road, que ainda teve o britânico Mark Cavendish no segundo lugar do pódio. O italiano Daniele Bennati (Liquigas) ficou em terceiro.

Greipel completou os 146 km entre Sondrio e Locarno em 3h27min05s, e explicou que a decisão atacar antes de Cavendish no sprint final foi tomada pela equipe no último momento da prova.

“Decidimos na última curava que eu atacaria primeiro. Iniciei o sprint e senti que poderia ir até o final, estava me sentindo muito forte”, afirmou o alemão.

Com a chegada compacta do pelotão, o espanhol Alberto Contador (Astana) continuou na liderança da classificação geral da competição. O maglia rosa tem 41s de vantagem para o italiano Riccardo Ricco (Saunier Duval), que é o segundo colocado.

A prova
A 17ª etapa do Giro teve largada em solo italiano e chegada na Suíça. Logo nos primeiros quilômetros, Francesco Gavazzi (Lampre), Mikhail Ignatiev (Tinkoff) e Yann Huguet (Cofidis) escaparam do pelotão e chegaram a abrir 8min10s de vantagem.

A High Road trabalhou duro para possibilitar uma disputa entre os velocistas na linha de chegada, e, aos poucos, os fugitivos foram capturados. O último a se entregar foi Iganatiev, que voltou ao pelotão a 5 km do final.

Com o grupo compacto, a High Road continuou trabalhando forte, e, quando todos esperavam um ataque de Cavendish, Greipel arrancou para a vitória e contou com a ajuda do jovem britânico, que segurou o maglia ciclamino Daniele Bennati.

Nesta quinta-feira, dia 29, a 18ª etapa da competição será iniciada na Suíça e voltará para o território italiano. Os 147 km entre Mendrisio e Varese possuem um perfil variado, e a chegada será em subida.

Classificação da 17ª etapa
1 – André Greipel (ALE/ High Road) 3h27min05s
2 – Mark Cavendish (GBR/ High Road) m.t.
3 – Daniele Bennati (ITA/ Liquigas) m.t.
4 – Erik Zabel (ALE/ Milram) m.t.
5 – Assan Bazayev (CAZ/ Astana) m.t.
6 – Alexandre Usov (BLR/ AG2R) m.t.
7 – Enrico Gasparotto (ITA/ Barloworld) m.t.
8 – Bram De Groot (HOL/ Rabobank) m.t.
9 – Alexander Serov (RUS/ Tinkoff) m.t.
10 – Nikolay Trusov (RUS/ Tinkoff)

Classificação geral após 17 etapas
1 – Alberto Contador (ESP/ Astana) a 72h14min40s
2 – Riccardo Ricco (ITA/ Saunier Duval) a 41s
3 – Gilberto Simoni (ITA/ Diquigiovanni) a 1min21s
4 – Marzio Bruseghin (ITA/ Lampre) a 2min
5 – Franco Pellizotti (ITA/ Liquigas) a 2min05s
6 – Danilo Di Luca (ITA/ LPR) a 2min18s
7 – Denis Menchov (RUS/ Rabobank) a 2min47s
8 – Emanuele Sella (ITA/ CSF) a 4min25s
9 – Jurgen Van Den Broeck (BEL/ Silence-lotto) a 4min26s
10 – Domenico Pozzovivo (ITA/ CSF) a 5min25s