Giro d´Italia começa no sábado

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

POR ALEXANDRE AGABITI FERNANDEZ

No próximo sábado, dia 6, vai começar a primeira grande Volta do calendário de estrada de 2006, o tradicional Giro d´Italia. A 89ª edição da prova será disputada entre 6 e 28 de maio, em um percurso total de 3.535,2 km, e terá um traçado ideal para os escaladores. Pela oitava vez, a saída vai acontecer no exterior – as quatro primeiras etapas serão corridas na região da Valônia, no sul da Bélgica.

Essas etapas privilegiam ciclistas atacantes e passarão por estradas onde se disputam clássicas como a Volta de Flandres e Liège-Bastogne-Liège, provas em que os ciclistas italianos geralmente se destacam. Estão previstas quatro etapas contra-relógio: um prólogo de 6,2 km, disputado em Seraing, um por equipes de 38 km – o que não acontecia desde 1989 –, um contra-relógio individual de 50 km e uma cronoescalada de 11 km no mítico Ghisallo, perto de Milão. A última semana concentra três das quatro etapas para escaladores.

Os ciclistas subirão míticas montanhas alpinas como Mortirolo, Pordoi, Bondone, Tonale e Gavia, o ponto mais elevado da prova, com altitude de 2.618 m. O vencedor deve ser definido nessa fase da prova. Em 2005, o italiano Paolo Savoldelli (Discovery Channel) conquistou pela segunda vez o título (já havia vencido em 2003).

Vários ciclistas se manifestaram a respeito do percurso, qualificando-o como “muito duro”. O sprinter italiano Alessandro Petacchi, da Milram, não esconde sua decepção por só haver cinco etapas para velocistas. Desagrada-lhe também a última etapa, dividida em dois setores, a cronoescalada e uma etapa em linha de 117 km, que também não teve a aprovação de Danilo Di Luca (Liquigas), campeão do Circuito Pro Tour de 2005. O total de prêmios a ser distribuído aos ciclistas chega a € 1,35 milhão.