Gimondi X Merckx

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Felice Gimondi, um dos maiores ciclistas italianos de todos os tempos, faturou a edição de 1967. Muitos especialistas acreditavam que ele reinaria por muitos anos não fosse o surgimento de outro fenômeno: Eddy Merckx. Naquele mesmo ano, o belga, apelidado de “O Canibal” venceu uma etapa, mas foi impedido de completar a prova por causa de uma bronquite.

No ano seguinte começou a Era Merckx, que obteve a primeira de suas cinco vitórias. Na disputa pelo bi, em 1969, o maior ciclista de todos os tempos, levou três etapas, mas foi suspenso por doping. Gimondi ficou com o título. Um ano mais tarde, Merckx venceu e Gimondi foi o segundo. Ausente em
1971, permitiu que Gosta Petterson conquistasse a única vitória de um sueco no Giro. De volta, Eddy Merckx conquistou as três edições seguintes.

Após a vitória de outro italiano, Fausto Bertoglio (1975), Gimondi, aos 34 anos, retornou ao ponto mais alto do pódio da grande Volta italiana pela última vez, em 1976. Nas montanhas, dominava o espanhol José Manuel Fuente, melhor escalador entre 1971 e 1974.