Gasparotto é o primeiro a vestir a “maglia rosa”

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Christian Baines

A Liquigas foi a mais rápida no contra-relógio por equipes de 25,6 quilômetros que abriu o Giro d´ Itália, nesse sábado. O dono da “maglia rosa” não é, porém, o italiano Danilo Di Luca, líder da equipe e aspirante à vitória final, como era de se esperar, mas de seu companheiro Enrico Gasparotto.

O atleta liderou a equipe na reta final e foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, sob gritos de Di Luca tentando detê-lo. Gasparotto garantiu que sua atitude estava prevista. “A vitória foi ótimo para equipe. Estou em boa forma e adiantar-me na reta final era algo planejado pelos dirigentes”, conta.

Visivelmente contrariado ao cruzar a linha de chegada, Di Luca, mais tarde, recuou e preferiu colocar pano quente no episódio. "Não estava chateado. O importante é que a equipe tenha vencido. Não estou chateado.”

A verdade é que essa disputa pelo primeiro lugar não altera os planos de Di Luca. Os seis primeiros ciclistas da Liquigas marcaram o mesmo tempo no contra-relógio – 33min35s – e a liderança não teria dado nenhuma bonificação. O que estava em jogo é quem teria a honra de vestir a “maglia rosa”.

Em relação aos outros favoritos à vitória final, Di Luca conquistou uma vantagem de 13 segundos sobre Paolo Savoldelli (Astana), 42 sobre Damiano Cunego (Lampre) e 49 em relação ao ucraniano Yaroslav Popovych (Discovery Channel), que sofreu uma queda no último quilômetro.

Uma das equipes mais cotadas a conquistar esse contra-relógio, a norte-americana Discovery acabou ficando apenas com o 5º lugar, após a queda de seu líder, o ucraniano Popovych. O resto dos atletas tiveram que esperá-lo, pois ele era o quinto homem – aquele que determinaria o tempo do resto da equipe. A equipe completou o percurso em 34min27s.

A outra grande favorita, a esquadra dinamarquesa CSC chegou a ficar na liderança durante quase uma hora, com o tempo de 34min08s, até que a Astana cravou 33min51 e ocupou o primeiro posto provisoriamente, com seu líder Paolo Savoldelli como dono da camisa rosa.

Seis equipes depois, porém, a Liquigas tornou-se líder definitivamente. A última a enfrentar o contra-relógio, a francesa Française Des Jeux, terminou em 36min28s e não colocou a liderança da equipe italiana em risco.

Na segunda etapa, nesse domingo, o pelotão enfrenta 203 quilômetros, entre Tempio Pausania e Bosa. As três primeiras etapas acontecem na ilha de Sardenha – em homenagem ao bicentenário do revolucionário Giuseppe Garibaldi, famoso tanto na Itália quanto no Brasil, devido à participação da Revolução Farroupilha.

Classificação – 1ª etapa, contra-relógio por equipes (25,6 km):
1)Enrico Gasparotto (Liquigas) 33min38s
2) Danilo Di Luca (Liquigas) m.t.
3) Vincenzo Nibali (Liquigas) m.t.
4) Franco Pellizotti (Liquigas) m.t.
5) Andrea Noe' (Liquigas) m.t.
6) Charles Wegelius (Liquigas) m.t.
7) Alessandro Vanotti (Liquigas) a 2s
8) Paolo Savoldelli (Astana) a 13s
9) Eddy Mazzoleni (Astana) m.t.
10) Andrey Mizourov (Astana) m.t.