Garzelli “vince”

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Christian Baines

A etapa desse sábado do Giro d´Italia, 192 quilômetros entre Cantú e Bergamo, era para ser apenas uma prova de transição, na qual o pelotão neutralizaria os ataques e a chegada seria em massa. Contudo, aspirando a diminuir a vantagem do camisa rosa Danilo di Luca (Liquigas), os campeões Gilberto Simoni (Saunier Duval), Stefano Garzelli (Aqua&Sapone) e Paolo Savoldelli (Astana) atacaram assim que passaram o topo da subida Passo di San Marco e não permitiram uma reação do pelotão até a linha de chegada.

No quilômetro final, Simoni impôs um forte ritmo e parecia ser o vencedor da etapa, mas Garzelli o surpreendeu nos metros finais e levou a prova. Di Luca, por sua vez, não deixou que a diferença dos escapados fosse muito ampla e acabou cruzando a linha de chegada com apenas 38 segundos de atraso – tempo suficiente para manter a camisa rosa.

Um minuto
Desde a fuga, os atletas escapados mantiveram a vantagem sobre o pelotão em cerca de um minuto. Contando com Iban Mayo (Saunier Duval) – durante uma parte da fuga, e Eddy Mazzoleni (Astana), Simoni, Savoldelli e Garzelli aceleraram na descida e trabalharam de modo coeso na subida Trinitá-Dossena.

Sem deixar o grupetto distanciar-se demais, as esquadras italianas de Damiano Cunego e Di Luca, Lampre e Liquigas, lideraram o pelotão maior na perseguição e conseguiram cruzar a linha de chegada com cerca de 40 segundos depois de Garzelli e Simoni. O jovem luxemburguês Andy Schleck, sensação do Giro, sofreu uma queda quando faltavam cerca de quarenta quilômetros à meta, mas se recuperou e chegou junto com o pelotão, mantendo-se na terceira colocação da classificação geral.

Apontado como fora da disputa da vitória final após o fraco desempenho nas duas últimas etapas, Savoldelli (campeão em 2002 2005), hoje, mostrou que pode surpreender nas próximas etapas. Embora continue com uma desvantagem de aproximadamente oito minutos em relação a Di Luca, “Il Falco” esteve muito bem na etapa, sobretudo, nos trechos de descida.

Chegada em sprint
Considerando que a segunda subida da prova estava a quarenta quilômetros da linha de chegada e que o pelotão enfrenta a etapa-rainha neste domingo, esperava-se uma prova tranqüila. O campeão mundial Paolo Bettini (Quick Step), com inúmeras vitórias em sprint no currículo, estava na primeira fuga da prova e poderia se dar bem caso a chegada fosse em massa.

Não foi o que aconteceu. No entanto, Bettini resistiu e cruzou a linha de chegada ao lado de ótimos escaladores. Aqueles que esperavam um Bettini derrotado após as etapas planas, enganaram-se.

Tre Cime di Lavaredo
“Amanhã, será a etapa pela qual todos aguardamos”, disse Damiano Cunego. Com três complicadas subidas, todas elas contendo pontos de inclinação máxima acima de 10%, e chegada na subida da Tre Cime di Lavaredo, a etapa deste domingo será decisiva. Quem levar a camisa rosa após essa emblemática escalada, estará muito perto de sagrar-se campeão do Giro d´Italia 2007.

Este site Prólogo transmite em tempo real todas as etapas da competição. Não perca a cobertura de amanhã. Acesse www.prologo.com.br/giroditalia e confira o link minuto a minuto.

Classificação 14ª etapa, entre Cantú e Bergamo, com192 km:
1) Stefano Garzelli (ITA/Aqua&Sapone) 4h58min34s
2) Gilberto Simoni (ITA/Saunier Duval) m.t.
3) Paolo Bettini (ITA/Quick Step) m.t.
4) Fortunato Baliani (ITA/Ceramica Panaria) m.t.
5) Eddy Mazzoleni (ITA/Astana) m.t.
6) Paolo Savoldelli (ITA/Astana) a 3s
7) Ivan Parra (COL/Cofidis) a 3s
8) Danilo Di Luca (ITA/Liquigas) a 38s
9) Ricardo Riccó (ITA/Saunier Duval) a 38s
10) Marzio Bruseghin (ITA/Lampre) a 38s

CLASSIFICAÇÃO GERAL – após a 14ª etapa
1) Danilo Di Luca (ITA/Liquigas) 57h11min28s
2) Marzio Bruseghin (ITA/Lampre) a 55s
3) Andy Schleck (LUX/CSC) a 1min57s
4) Damiano Cunego (ITA/Lampre) a 2min40
5) Gilberto Simoni (ITA/Saunier Duval) a 2min42s
6) Patxi Vila (ESP/Lampre) a 2min44s
7) David Arroyo (ESP/Caisse d´Epargne) a 2min51s
8) Evgeni Petrov (RUS/Tinkoff) a 3min11s
9) Eddy Mazzoleni (ITA/Astana) a 3min15s
10) Emanuele Sella (ITA/Ceramica Panaria) a 3mins52s