Gadret vence; Contador mantem liderança

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Por Tadeu Matsunaga

John Gadret (AG2R La Mondiale) conquistou um grande resultado, nesta quarta-feira, ao vencer a 11ª etapa do Giro d´Italia 2011 – um percurso de 142 km entre Tortoreto – Castelfidardo. O francês atacou nos últimos metros e superou Daniel Moreno (Katusha), o último sobrevivente da fuga do dia, que foi protagonizada por 11 ciclistas. Joaquim Rodriguez (Katusha) e Giovanni Visconti (Farnese Vini) foram segundo e terceiro respectivamente.

Após cruzar a meta, Gadret celebrou a vitória e dedicou o triunfo ao belga Wouter Weylandt. “Eu pensei o dia todo no enterro de Wouter”, disse. “Embora eu não seja belga, eu tinha que ganhar para ele.. Desde sua morte eu fico pensando sobre o acidente. Eu queria fazer algo para homenageá-lo, estou satisfeito.”

Alberto Contador (Saxo Bank) terminou na quinta posição e assegurou sua maglia rosa ,que a maior parte do dia esteve – provisoriamente – nas mãos de Christophe Le Mevel (Garmin-Cervélo), que fez parte do grupo de escapados.

A etapa mostrou-se mais dura do que muitos imaginavam, com as quatro subidas do estágio categorizadas . Além de Le Mevel, Daniel Moreno (Katusha), Marco Manzano (Lampre), Valerio Agnoli (Liquigas), Fabio Taborre e Carlos Alberto Betancourt (Acqua & Sapone), Simone Stortoni (Colnago-CSF), Steven Kruijswijk (Rabobank), Ignatas Konovalovas (Movistar), Tiago Machado (RadioShack) e Lars Petter Nordhaug (Sky) protagonizaram a fuga do dia.

Com 27 km para o encerramento, Moreno saltou do grupo antes da última subida do dia – o Morrovalle. Ele não apenas conquistou os pontos na classificação de montanha, como seguiu solitário na tentativa de conquistar a primeira vitoria da Katusha na competição.

Betancourt contraatacou na tentativa de perseguir o ciclista espanhol. Em seguida, Le Mevel também iniciou a perseguição a Moreno e foi acompanhado por outros três ciclistas. O francês sonhava com a liderança ou, pelo menos, em terminar o dia na segunda posição na classificação geral. Mas ninguém foi capaz de frear o ímpeto de Moreno, exceto Konovalovas. O lituano alcançou o espanhol após um estonteante ataque e ambos seguiram juntos até os quilômetros decisivos.

No pelotão, o trabalho da equipe Lampre – liderado por Michelle Scarponi – colocou a vantagem da dupla de fugitivos em 30 segundos. Os três últimos quilômetros da etapa foram marcados por uma subida com 10% de inclinação. Os dois líderes lutavam para administrar a diferença, enquanto o restante da fuga já havia sido neutralizada pelo grupo principal.

Moreno atacou com 450 metros para o encerramento,deixou Konovalovas para trás, mas foi surpreendido por Gadret, que ditou um forte ritmo e conquistou a principal vitória de sua carreira.

Classificação etapa

1 John Gadret (Fra) AG2R La Mondiale 3:33:11
2 Joaquím Rodríguez Oliver (Spa) Katusha Team
3 Giovanni Visconti (Ita) Farnese Vini – Neri Sottoli
4 Jose Rodolfo Serpa Perez (Col) Androni Giocattoli
5 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard
6 Roman Kreuziger (Cze) Pro Team Astana
7 Dario Cataldo (Ita) Quickstep Cycling Team
8 Michele Scarponi (Ita) Lampre – ISD
9 Pablo Lastras Garcia (Spa) Movistar Team
10 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale

Classificação geral

1 Alberto Contador Velasco (Spa) Saxo Bank Sungard 40:37:51
2 Kanstantsin Sivtsov (Blr) HTC-Highroad 0:00:59
3 Vincenzo Nibali (Ita) Liquigas-Cannondale 0:01:21
4 Christophe Le Mevel (Fra) Team Garmin-Cervelo 0:01:28
5 Michele Scarponi (Ita) Lampre – ISD
6 David Arroyo Duran (Spa) Movistar Team 0:01:37
7 Roman Kreuziger (Cze) Pro Team Astana 0:01:41
8 Jose Rodolfo Serpa Perez (Col) Androni Giocattoli 0:01:47
9 Dario Cataldo (Ita) Quickstep Cycling Team 0:02:21
10 Matteo Carrara (Ita) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team