Francês vence etapa confusa no Giro

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

Após três dias chuvosos na ilha da Irlanda, o pelotão do Giro d'Italia esperava encontar etapas mais secas na Itália. Mas não foi o que se viu nesta terça-feira (13). No primeiro dia em solo italiano, a chuva voltou a dar as caras, sendo fundamental para a vitória de Nacer Bouhanni (FDJ), o melhor em um sprint reduzido e prejudicado pelas quedas. Giacomo Nizzolo (Trek) e Tom Veelers (Giant-Shimano) completaram o grupo dos três melhores.

Outro fator que contribuiu para a vitória de Bouhanni foi o precoce abandono por febre de Marcel Kittel (Giant-Shimano), vencedor da 2ª e 3ª etapa. O ciclista alemão mostrou nos dois dias anteriores ser muito superior a seus adversários no sprint final e liderava com folga a classificação por pontos.

Bastante curta, a 4ª etapa do Giro d'Italia contou com 112 km entre Giovinazzo e Bari, local em que os ciclistas precisariam completar oito voltas em um circuito de 8,3 km.

No entanto, com a chuva e a pista escorregadia e muitas curvas em Bari, o pelotão manteve-se compacto e em ritmo lento durante quase toda a etapa. Após pressão dos ciclistas, a direção de prova decidiu neutralizar a última das oito voltas por precaução, contabilizando para a classicação geral os tempos no penúltimo giro e não concedendo os bônus por tempo.

Assim, coube à Orica-GreenEdge manter o controle do pelotão até a penúltima volta e assegurar por mais um dia a 'maglia rosa' de Michael Matthews, líder da classificação geral.

Image and video hosting by TinyPic
                            Michael Matthews (rosa) segue como líder do Giro d'Italia

Na última volta, equipes postulantes à vitória como Cannondale, Trek, Giant-Shimano, Neri-Sottoli e FDJ tentaram formar seus trens na frente do pelotão. Uma das melhores posicionadas, a Cannondale parecia seguir firme para os últimos 2 km quando uma queda levou diversos ciclistas para o chão, o que deixou seu sprinter Viviani sem lançadores.

Um dos conjuntos que passou intacto foi a Giant-Shimano, que levou junto Roberto Ferrari (Lampre-Merida), Giacomo Nizzolo e Nacer Bouhanni. Tom Weelers lançou um ataque bastante prematuro e estava sozinho na reta final quando Nacer Bouhanni partiu para a vitória, ultrapassando Weelers a poucos metros antes da chegada. Esta foi a primeira vitória do ciclista de 23 anos que lidera a FDJ, mesma equipe de Murilo Fischer, em uma grande volta.

Nesta quarta-feira (14) acontece a 5ª etapa da competição, a primeira de média-montanha. Serão 203 km entre Taranto e Viggiano e chegada no alto de uma montanha de 4ª categoria.

Resultado 4ª etapa
1. Nacer Bouhanni (FRA) FDJ
2. Giacomo Nizzolo (ITA) Trek
3. Tom Veelers (HOL) Giant-Shimano
4. Roberto Ferrari (ITA) Lampre-Merida
5. Elia Viviani (ITA) Cannondale
6. Matteo Montaguti (ITA) Ag2r
7. Kenny De Haes (BEL) Lotto-Belisol
8. Luka Mezgec (ESL) Giant-Shimano
9. Bert De Backer (BEL) Giant-Shimano
10. Francesco Chicchi (ITA) Neri-Sottoli

Classificação geral após 4 etapa
1. Michael Matthews (AUS) Orica Greenedge 10h06min37s
2. Alessandro Petacchi (ITA) Omega Pharma – Quick-Step Cycling Team +8s
3. Daniel Oss (ITA) BMC Racing Team +10s
4. Luke Durbridge (AUS) Orica Greenedge +14s
5. Ivan Santaromita (ITA) Orica Greenedge +14s
6. Svein Tuft (CAN) Orica Greenedge +14s
7. Pieter Weening (HOL) Orica Greenedge +14s 
8. Rigoberto Uran Uran (COL) Omega Pharma – Quick-Step Cycling Team +19s
9. Pieter Serry (BEL) Omega Pharma – Quick Step Cycling Team +19s
10. Serge Pauwels (BEL) Omega Pharma – Quick Step Cycling Team +19s