Evans é o novo maglia rosa

Atualizado em 28 de abril de 2016
Mais em Giro d'Italia

O Giro d'Italia tem um novo líder. Capitão da BMC e candidato ao título da competição, Cadel Evans é o primeiro favorito a assumir a 'maglia rosa'. A conquista veio neste sábado (17) na 8ª etapa, a primeira com montanha categoria 1 (a mais alta). O australiano foi o quinto em um dia com nova vitória de Diego Ulissi (Lampre-Merida).

Outro candidato ao título, Nairo Quintana (Movistar) foi o quarto e diminui em apenas 2s sua desvantagem para Evans. O colombiano está na 10ª posição da classificação geral, a 1min45 da maglia rosa.

Já Michael Matthews, que liderou a competição durante cinco dias, se despediu da 'maglia rosa' neste sábado logo na primeira das três montanhas do trajeto. Agora o ciclista, assim como sua equipe, a Orica-GreenEdge, só devem voltar a aparecer nas etapas planas.

A 8ª etapa do Giro d'Italia contou com 179 km entre Foligno e Montecopiolo e três GPMs (Cippo di Carpegna, Villagio del Lago e Montecopiolo). Este foi o primeiro de três dias de homenagens que o Giro prestará a Marco Pantani, que morreu há dez anos. No percurso, os ciclistas passaram por Cippo di Carpegna, um dos locais em que o 'Pirata' treinava.

E um dos ciclistas que honrou a memória de Pantani foi Julián Arredondo. O colombiano compunha a fuga do dia quando atacou no pé de Cippo di Carpegna, sendo o primeiro em dois dos três GPMs. Agora o sul-americano lidera a classificação de montanhistas com 47 pontos.

O ciclista da Trek liderou a prova até os últimos quilômetros da prova, quando acabou ultrapassado por Pierre Rolland (Europcar).

Rolland entrou no último quilômetro na liderança, mas perdeu ritmo justamente no momento mais difícil do dia, onde as montanhas chegaram aos 13% de inclinação. Neste instante o pelotão ultrapassou o francês, primeiro com Daniel Moreno (Katusha), e depois com Robert Kiserlovski (Trek) e Diego Ulissi.

Na linha de chegada, vantagem para Diego Ulissi, que conquistou sua segunda etapa neste Giro e agora aparece na 6ª posição da classificação geral a 1min43s de Evans. Kiserlovski foi o segundo e Wilco Kelderman (Belkin), o terceiro.

Image and video hosting by TinyPic
                               Diego Ulissi comemora mais uma vitória no Giro d'Italia

O Giro d'Italia prossegue neste domingo (18) com a 9ª etapa. Serão mais 172 km entre Lugo e Sestola, com chegada no alto de uma montanha de categoria 2. O Prólogo faz o minuto a minuto a partir das 10h30.

Resultado 8ª etapa
1 Diego Ulissi (ITA) Lampre-Merida – 4h47min47s
2 Robert Kiserlovski (CRO) Trek Factory Racing mt
3 Wilco Kelderman (HOL) Belkin Pro Cycling Team +6s
4 Nairo Alexander Quintana Rojas (COL) Movistar Team +6s
5 Cadel Evans (AUS) BMC Racing Team +8s
6 Rigoberto Uran Uran (COL) Omega Pharma – Quick-Step Cycling Team +8s
7 Domenico Pozzovivo (ITA) AG2R La Mondiale +8s 
8 Rafal Majka (POL) Tinkoff-Saxo +14s
9 Fabio Aru (ITA) Astana Pro Team +17s
10 Ryder Hesjedal (CAN) Garmin Sharp +20s

Classificação geral após 8 etapas
1 Cadel Evans (AUS) BMC Racing Team 34h22min35s
2 Rigoberto Uran Uran (COL) Omega Pharma – Quick-Step Cycling Team +57s
3 Rafal Majka (POL) Tinkoff-Saxo +1min10s
4 Steve Morabito (SUI) BMC Racing Team +1min31s
5 Fabio Aru (ITA) Astana Pro Team +1min39s
6 Diego Ulissi (ITA) Lampre-Merida +1min43s
7 Wilco Kelderman (HOL) Belkin Pro Cycling Team +1min44s
8 Nairo Alexander Quintana Rojas (COL) Movistar Team +1min45s
9 Robert Kiserlovski (CRO) Trek Factory Racing +1min49s
10 Domenico Pozzovivo (ITA) AG2R La Mondiale +1min50s